O Inter tem um novo executivo de futebol para o restante da temporada de 2022. Contratado para substituir Paulo Bracks, demitido após a eliminação para o Globo-RN na Copa do Brasil, William Thomas foi apresentado na manhã desta sexta-feira (22) para assumir a função no Colorado.
Oriundo do Avaí, clube o qual começou o trabalho no começo deste ano, o novo dirigente do futebol do Inter garantiu que se sente preparado para assumir a função em Porto Alegre — "um dos maiores desafios da sua carreira".
— Evidente que sim (se sente preparado), se não não estaria aqui. Tenho 23 anos no meio esportivo, no futebol, nasci e cresci no ambiente do esporte e da educação, do ambiente familiar. Acima de qualquer coisa que princípios e valores são imprescindíveis, tanto na parte técnica. Trabalhei em oito países, em categorias de base, fiz campanhas exitosas, trabalhei em clubes grandes. Quando digo que é meu maior desafio porque é mesmo. Sei da dimensão e da grandeza do Internacional. Me sinto extremamente apto e confiante. Vim aqui para crescer e ver dentro de campo o que a gente almeja.
O novo executivo de futebol do clube também reconheceu que o Colorado passa por um momento de transição, com ciclos começando e outros se encerrando —como foi o caso do zagueiro Victor Cuesta, que saiu para o Botafogo recentemente.
— Cheguei faz pouco dias, então tenho um cuidado enorme para fazer uma avaliação. Evidente que tenho que me inteirar nesses primeiros dias. O clube passa por uma transição, atletas chegaram, outros estão saindo. Vamos ter que avaliar no dia a dia, temos uma janela fechada, temos que sentir como as coisas vão se configurar — afirmou.
William Thomas estava no Avaí desde janeiro deste ano. Foi buscado pelo presidente Júlio Heerdt, que assumiu o cargo em 2022, com o desafio de reforçar o elenco da equipe que conquistou o acesso à Séria A, na temporada passada.
Antes de chegar a Florianópolis, ele trabalhou no Athletico-PR, onde, inclusive, atuou ao lado de Paulo Autuori, então diretor-técnico do time paranaense, que agora está no Inter. Como gerente-executivo, de setembro de 2020 a dezembro de 2021, foi responsável pela idealização do modelo de jogo do Furacão.
Sobre Autuori, William saudou reencontrar um antigo colega de trabalho e revelou que esse foi a quinta vez que o Inter tentou sua contratação (a primeira que deu certo).
— Já havia ocorrido cinco tentativas para eu vir para cá, sabia que em algum momento eu viria, tenho orgulho de viver esse momento, me sinto muito motivado para trabalhar aqui. Também já tive cinco oportunidades de trabalhar com o Paulo. Ele é um dos poucos profissionais no futebol brasileiro que tem a capacidade nos dois pilares de causar impacto. Tenho certeza que vamos conseguir buscar os resultados que já conseguimos em outras instituições. Posso dizer com orgulho que de novo estou trabalhando com o Paulo — completou.