A Copa Sul-Americana está na fase de grupos, mas para o Inter, o jogo desta noite já tem cara de decisão. Depois do empate na estreia, o time de Alexander Medina precisa vencer o Guaireña-PAR para não se complicar. Na competição, avança apenas o primeiro de cada chave, e por isso somar três pontos é importante, já que os dois jogos terminaram em igualdade. Para ganhar, o técnico colorado deve ter uma mudança no ataque, com chance para Alexandre Alemão.
E que mudança na vida do centroavante. Em 10 de janeiro, ele era anunciado no site do Novo Hamburgo como reforço para o Gauchão. Na chegada, falou em "desafio novo na carreira" e "levar com muito foco e vontade de vencer", já que o campeonato "está entre os melhores do Brasil, tem vários times fortes". De fato, levou a sério a disputa, conseguiu se destacar e, há pouco menos de um mês, mudou de cor. Trocou o anilado pelo colorado. O Estádio do Vale pelo Beira-Rio. A Copa FGF pelo Brasileirão. Aos 23 anos, recebeu a oportunidade da vida. E logo pelo clube de sua preferência, como disse quando foi apresentado:
— É até curioso. Tinha murmúrios do Grêmio, mas nunca chegou nada. O Ypiranga e o Brasil-Pel me procuraram. Mas aí veio o Inter... Pô. Meu time do coração. A felicidade foi enorme.
Caberá a ele colocar esse entusiasmo em campo. Até agora, recebeu duas oportunidades, ambas entrando na parte final das partidas, contra 9 de Octubre e Atlético-MG. Nas duas, melhorou o time a partir de seu ingresso no gramado.
Foi apenas meia hora, somando as duas partidas, então Alemão ainda não teve nem mesmo tempo de mostrar suas virtudes. E elas são muitas, segundo o técnico Gelson Conte, seu comandante no Novo Hamburgo:
— Dos últimos tempos, não tinha visto um 9 completo assim. Tem todos os requisitos de centroavante, de fazer pivô e fazer a bola andar, mas também conclui bem de cabeça e com os pés.
Outro ponto a ser explorado pelo centroavante é a dedicação. Viralizou nas redes sociais o vídeo da entrada do Inter em campo para o aquecimento no Mineirão. Nele, todos os jogadores passam correndo, como se motivados. Só Wesley Moraes passa devagar, caminhando. Há diversos comentários de torcedores criticando o jogador. Por isso, Alemão tem a chance de ao menos se esforçar mais.
Além de Alemão, há a expectativa de outra novidade na equipe. O zagueiro Vitão tem condições legais e pode estrear. Mas pela falta de ritmo a tendência é de que fique no banco, com a zaga sendo formada por Mercado e Bruno Méndez. O restante é o time que enfrentou o Atlético-MG, com Liziero na lateral esquerda, Gabriel e Edenilson nas duas primeiras funções, mais Taison, Carlos de Pena e Mauricio na linha ofensiva.