Após três fases eliminatórias na Libertadores e uma na Sul-Americana, os principais torneios de clubes do continente conhecem nesta sexta-feira (25), no início da tarde, na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, o chaveamento dos 32 clubes em cada uma das competições.
Tanto em uma como em outra, houve a divisão de clubes em potes, de acordo com o ranking da Conmebol. Pela ordem, o sorteio começará com a colocação dos times do Pote 1 em cada um dos oito grupos. Depois, serão sorteados os times do Pote 2, seguindo o Pote 3 e o Pote 4.
Na Libertadores, porém, existem duas exceções: atual bicampeão, o Palmeiras já entra, automaticamente, como cabeça-de-chave do Grupo A. E times de um mesmo país podem ficar na mesma chave, desde que o segundo time venha das fases preliminares (América-MG, Estudiantes, The Strongest e Olimpia).
Confira os potes do sorteio da Copa Libertadores
Com o Palmeiras definido como cabeça-de-chave do Grupo A, os outros 31 times foram divididos em quatro potes de acordo com o ranking da Conmebol.
A exceção é o pote 4 que reúne os quatro piores times no ranking e os quatro que vieram das fases eliminatórias, chamadas de Pré-Libertadores deste ano: América-MG (BRA), Olimpia (PAR), Estudiantes (ARG) e The Strongest (BOL).
Grupo A: PALMEIRAS
Pote 1 - demais cabeças-de-chave
- RIVER PLATE (ARG)
- BOCA JUNIORS (ARG)
- FLAMENGO (BRA)
- NACIONAL (URU)
- PEÑAROL (URU)
- ATLÉTICO-MG (BRA)
- ATHLETICO-PR (BRA)
Pote 2
- CERRO PORTEÑO (PAR)
- LIBERTAD (PAR)
- INDEPENDIENTE DEL VALLE (EQU)
- UNIVERSIDAD CATÓLICA (CHI)
- EMELEC (EQU)
- CORINTHIANS (BRA)
- COLO COLO (CHI)
- VÉLEZ SARSFIELD (ARG)
Pote 3
- SPORTING CRISTAL (PER)
- DEPORTIVO CÁLI (COL)
- BRAGANTINO (BRA)
- DEPORTIVO TÁCHIRA (VEN)
- ALIANZA LIMA (PER)
- DEPORTES TOLIMA (COL)
- COLÓN (ARG)
- CARACAS (VEN)
Pote 4
- ALWAYS READY (BOL)
- TALLERES (ARG)
- INDEPENDIENTE PETROLERO (BOL)
- FORTALEZA (BRA)
- OLIMPIA (PAR)
- ESTUDIANTES (ARG)
- THE STRONGEST (BOL)
- AMÉRICA-MG (BRA)
Confira os potes do sorteio da Copa Sul-Americana
Os quatro potes foram definidos de acordo com o ranking da Conmebol. A exceção é o pote 4 que reúne os quatro piores times no ranking e os quatro que foram eliminados na terceira fase eliminatória da Libertadores deste ano: Fluminense (BRA), Barcelona (EQU), Everton (CHI) e Universidad Católica de Quito (EQU).
Pote 1 - cabeças-de-chave
- INTER (BRA)
- SANTOS (BRA)
- SÃO PAULO (BRA)
- INDEPENDIENTE (ARG)
- RACING (ARG)
- LANÚS (ARG)
- LDU (EQU)
- JÚNIOR (COL)
Pote 2
- DEFENSA Y JUSTICIA (ARG)
- JORGE WILSTERMANN (BOL)
- INDEPENDIENTE MEDELLÍN (COL)
- MELGAR (PER)
- MONTEVIDEO WANDERERS (URU)
- ORIENTE PETROLERO (BOL)
- DEP. LA GUAIRA (VEN)
- UNIÓN LA CALERA (CHI)
Pote 3
- RIVER PLATE (URU)
- ATLÉTICO-GO (BRA)
- CEARÁ (BRA)
- BANFIELD (ARG)
- METROPOLITANOS (VEN)
- UNIÓN SANTA FÉ (ARG)
- AYACUCHO (PER)
- 9 DE OCTUBRE (EQU)
Pote 4
- ANTOFAGASTA (CHI)
- GUAIREÑA (PAR)
- CUIABÁ (BRA)
- GENERAL CABALLERO (PAR)
- FLUMINENSE (BRA)
- BARCELONA (EQU)
- UNIV. CATÓLICA DE QUITO (EQU)
- EVERTON (CHI)
Tanto na Libertadores quanto na Sul-Americana, os jogos começam dia 5 de abril. A primeira fase tem término previsto para 26 de maio.
LIBERTADORES
Maior competição da América do Sul, a edição da Libertadores em 2022 terá 12 campeões em campo. Além dos quatro brasileiros (Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians), também entram na briga pela taça novamente, os argentinos River Plate, Boca Juniors, Estudiantes e Vélez Sarsfield, os uruguaios Nacional e Peñarol, o paraguaio Olimpia e o chileno Colo Colo.
Também representam o Brasil, o Athletico-PR, o Corinthians e três estreantes em Libertadores: Bragantino, Fortaleza e América-MG. Novato de fora do Brasil, só mais um: o Independiente Petrolero, de Sucre, na Bolívia. Atual campeão boliviano, o time foi fundado em 1932, por petroleiros da região. A final única desta temporada será dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.
SUL-AMERICANA
Pela segunda vez na história, a Copa Sul-Americana vai ter uma fase de grupos. Brasileiros e argentinos são a maioria na disputa e tentam manter uma longa hegemonia: em 20 edições já realizadas, venceram 14 vezes.
O Inter vai para sua sétima participação. Campeão em 2008, o time gaúcho jogou pela última vez em 2014. Acabou eliminado na fase nacional, pelo Bahia, com derrota por 2 a 0 em pleno Beira-Rio, e empate em 1 a 1, em Salvador. Abel Braga era o técnico dos gaúchos. Por ser um dos melhores no ranking da Conmebol, entre os atuais participantes, o Inter será um dos oito cabeças-de-chave nesta fase.
Com isso, foge de rivais mais fortes da Argentina, Equador e Colômbia. E também não poderá enfrentar nenhum outro time brasileiro logo de cara. Pelo regulamento, a fase de grupos da Copa Sul-Americana reunirá 32 times em oito chaves. Só o primeiro colocado de cada grupo avançará às oitavas de final.
Lá irão enfrentar os oito terceiros colocados, eliminados na fase de grupos da Copa Libertadores. Neste momento, a competição vira "mata-mata", com jogos de ida e volta, até as semifinais. A decisão será em partida única, prevista para 1.º de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Estreantes
Entre os 32 participantes desta fase, seis ex-campeões: Inter e São Paulo, do Brasil; Independiente, Lanús e Defensa Y Justicia, da Argentina; e a LDU, do Equador. Haverá apenas três estreantes na competição: Ayacucho, do Peru; 9 de Octubre, do Equador; e General Caballero, do Paraguai.
Ayacucho F. C. (Huamanga, Peru)
Ficou conhecido dos gaúchos por ser adversário do Grêmio na Pré-Libertadores de 2021. Levou 6 a 1 na Arena e 2 a 1 como mandante. Com este nome, disputa a Sul-Americana pela primeira vez. Até 2015, o Ayacucho era conhecido como Club Inti Gas Deportes. Garantiu a vaga como quarto melhor colocado no Campeonato Peruano do ano passado, sem vaga na Libertadores.
9 de Octubre F. C. (Guayaquil, Equador)
Fundado em 1912, o 9 de Octubre jogou as Libertadores de 1966, 1984 e 1985. 37 anos depois, o time volta a disputar uma competição internacional. O 9 de Octubre ficou 25 anos na segunda divisão equatoriana e em 2021 voltou à elite.
Club General Caballero (Juan León Mallorquín, Paraguai)
Prestes a completar 60 anos, o General Caballero disputará pela primeira vez uma competição internacional. O time da pequena Juan León Mallorquín, distante 260 quilômetros de Assunção, conquistou a vaga por ser campeão da divisão intermediária do Paraguai, em 2021.
Brasileiros na "Sula"
Além do Inter, outros seis times brasileiros entram na disputa nesta etapa. Santos, São Paulo, Ceará, Atlético-GO e Cuiabá se garantiram através do Brasileirão do ano passado. E o Fluminense ganhou um "prêmio de consolação" após ter sido eliminado pelo Olimpia (PAR) na terceira fase eliminatória da Libertadores deste ano, semana passada, em Assunção.
Inter - 6 participações - campeão em 2008
Fazendo uma temporada muito ruim, o Inter demitiu a comissão técnica liderada pelo uruguaio Alexander Medina após a eliminação na semifinal do Gauchão, quarta-feira (23), diante do Grêmio. Em 2022, o time também foi desclassificado na primeira fase da Copa do Brasil, pelo modesto Globo (RN). Tem apenas cinco vitórias em 14 partidas.
Santos - 7 participações - chegou às quartas em 2003, 2004 e 2021
Eliminado na primeira fase do Paulistão, o Santos conseguiu passar por duas fases na Copa do Brasil. Passou com facilidade pelo Salgueiro (PE) mas sofreu muito contra o Fluminense (PI) e a vaga só veio nos pênaltis. Em fevereiro, a direção demitiu o técnico Fábio Carille e trouxe o argentino Fabián Bustos, ex-Barcelona, de Guayaquil, como substituto.
São Paulo - 12 participações - campeão em 2012
Recém classificado para as semifinais do Paulistão, o São Paulo avançou para a terceira fase da Copa do Brasil, deixando Campinense (PB) e Manaus (AM) pelo caminho. Time de Rogério Ceni, que assumiu o clube em outubro do ano passado, tem 66,6% de aproveitamento na temporada.
Ceará - 2 participações - nunca passou da 1.ª fase
Sem a confirmação do resultado de ontem à noite diante do CRB, em Fortaleza, pelas quartas de final da Copa do Nordeste (partida não encerrada até o fechamento desta edição), o Ceará perdeu apenas uma partida em 2022. Mas uma derrota importante. Foi eliminado no Campeonato Cearense pelo Iguatu. Na Copa do Brasil, o time do técnico Tiago Nunes avançou sem dificuldades para a terceira fase, eliminado São Raimundo (RR) e Tuna Luso (PA).
Atlético-GO - 2 participações - chegou às oitavas em 2012
Finalista do Goianão, ao despachar o Vila Nova na semifinal, o "Dragão" começou a temporada com Marcelo Cabo de técnico mas ainda em fevereiro fez a troca por Umberto Louzer. Na Copa do Brasil, classificações sem maiores dificuldades sobre União Rondonópolis (MT) e Nova Venécia (ES).
Cuiabá - uma participação - nunca passou da 1.ª fase
O time mato-grossense tem apenas uma derrota em 13 jogos na atual temporada. O técnico Pintado levou o time a final do estadual, contra o União Rondonópolis, e a terceira fase da Copa do Brasil, eliminando ASA (AL) e Figueirense (SC). O meia Rodriguinho, ex-Grêmio, é o destaque do ano com nove gols.
Fluminense - 9 participações - vice-campeão em 2009
Prestes a chegar à final do Campeonato Carioca, diante do Flamengo, o Fluminense só vai disputar a Sul-Americana por ter sido eliminado na terceira fase eliminatória da Pré-Libertadores. O time do técnico Abel Braga chegou a conquistar 12 vitórias seguidas nesta temporada. Mas a desclassificação para o Olimpia (PAR) deixou o trabalho sob desconfiança.