Com os últimos participantes definidos na noite de quinta-feira (17), a Conmebol anunciou, no final da manhã desta sexta-feira (18), os potes do sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Cabeça de chave, o Inter já sabe quais equipes não enfrentará na primeira fase e também os perigos que o sorteio do próximo dia 25, em Luque, no Paraguai, reserva para o time de Alexander Medina.
A definição dos potes foi feita de acordo com a atualização do ranking da Conmebol de 16 de dezembro. São cabeças de chave junto com o Inter os brasileiros São Paulo e Santos, os argentinos Independiente, Racing e Lanús, a equatoriana LDU e o colombiano Junior Barranquilla. Nenhum deles poderá enfrentar o clube gaúcho na fase de grupos.
Além disso, o Colorado não poderá enfrentar na fase de grupos os brasileiros dos outros potes: Atlético-GO, Ceará e Cuiabá. Eliminado na pré-Libertadores, o Fluminense entrou no pode 4, mas também não poderá ser adversário do Inter.
O regulamento da Conmebol não permite que nenhum grupo tenha mais de uma equipe do mesmo país. A fórmula de disputa repete 2021 com apenas o primeiro colocado de cada chave avançando para as oitavas de final. Os outros oito participantes dessa fase serão as equipes terceiras colocadas de cada grupo da Libertadores.
O sorteio da Sul-Americana será feito pote a pote. Após a definição sobre quais grupos ficarão os cabeças de chave serão sorteadas as equipes do pote 2, onde aparecem como adversários mais fortes: o Defensa y Justicia, campeão da Sul-Americana em 2020, e o tradicional colombiano Independiente Medellín. Ainda estão nesse pacote Jorge Wilstermann (Bolívia), Melgar (Peru), Montevideo Wanderers (Uruguai), Oriente Petrolero (Bolívia), Deportivo La Guaira (Venezuela) e Unión La Calera (Chile). O Jorge Wilstermann conta a seu favor com a altitude de 2,5 mil metros de Cochabamba.
O pode 3 conta com os brasileiros Atlético-GO e Ceará. Assim poderão ser adversários do Inter apenas River Plate (Uruguai), Banfield (Argentina), Metropolitanos (Venezuela), Unión Santa Fe (Argentina), Ayacucho (Peru) e 9 de Octubre (Equador). Ayacucho é outro adversário que manda jogos em uma altitude de 2,7 mil metros. Ainda que seja um clube pequeno e de baixo investimento, o Union de Santa Fe faz um bom início de temporada na Argentina, tendo a mesma pontuação do River Plate, líder de sua chave, após seis rodadas da Copa da Liga Argentina. O Banfield é um velho conhecido do Inter, tendo sido batido pelo clube gaúcho na campanha de conquista do bi da Libertadores, em 2010.
Além do Fluminense, o pote 4 conta com o Cuiabá, que também não poderá ser adversário no Inter. Semifinalista da Libertadores de 2021, o Barcelona de Guayaquil perdeu a disputa na fase preliminar da competição deste ano para o América-MG e acabou entrando no pote 4 da Sul-Americana, sendo um possível adversário complicado no caminho colorado.
Os outros que podem aparecer como último integrante da chave gaúcha são Antofagasta (Chile), Guaireña (Paraguai), General Caballero (Colômbia), Universidad Católica (Equador) e Everton (Chile). A fase de grupos da Sul-Americana terá início na semana em 5 de abril e terá seus últimos jogos em 26 de maio.