O Inter enfrenta o Grêmio no sábado (23), às 19h, no Beira-Rio. A partida é válida pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho e vale para o time colorado, além dos três pontos, tranquilidade nesse início de temporada. Sem vencer há dois jogos, os comandados de Cacique Medina ocupam a terceira colocação na tabela de classificação, entretanto, caso tropece novamente, poderá sair da zona de classificação para as semifinais do Gauchão, caindo para sétimo lugar.
Mesmo que vença o Gre-Nal 435, o Inter não ganhará posições. O Colorado está a três pontos do Ypiranga, segundo colocado, e a cinco do Grêmio, que está na ponta da tabela. Para ultrapassar o time de Erechim, a equipe do Beira-Rio precisaria torcer por uma derrota do Ypiranga para o Guarany-Ba, no Colosso da Lagoa, e ainda tirar uma diferença no saldo que hoje é de seis gols.
Dessa forma, os três pontos sobre o rival somente representarão a Medina uma tranquilidade maior para trabalhar e o encaminhamento de sua classificação à próxima fase, mas sem ganho de posições na tabela.
Em caso de derrota, o Inter pode perder até quatro posições. Com 12 pontos, está ao alcance de São Luiz, com os mesmos 12 pontos, Caxias, Aimoré, Novo Hamburgo e Brasil-Pel, todos com 11. Como as equipes do Vale do Sinos se enfrentam, apenas uma poderá ultrapassar os comandados de Medina. O empate não serve nem para Aimoré e nem para Novo Hamburgo.
O São Luiz enfrenta o São José e ultrapassaria o Inter ainda que com um empate, já que a equipe de Ijuí tem o mesmo número de pontos que o Colorado. Um ponto também é o que precisa o Caxias — o time da Serra tem saldo de gols melhor que o do Inter. Já o Brasil-Pel necessita da vitória para ultrapassar a equipe da capital. Os Grenás enfrentam o Juventude, no clássico local, e o Xavante visita o União-FW.