Depois de três rodadas, o Inter voltou a vencer no Campeonato Gaúcho. Neste sábado (12), após um primeiro tempo morno, o Colorado melhorou na segunda etapa e venceu o Caxias por 1 a 0, no Estádio Centenário, em jogo válido pela sexta rodada do Gauchão. O gol do time de Alexander Medina foi marcado pelo meia Mauricio, aos 41 minutos do segundo tempo.
Com a vitória, o Inter subiu para 11 pontos e terminou a rodada em terceiro lugar no Gauchão. O Colorado volta a campo na próxima quarta-feira (16), às 21h30min, quando irá receber o Brasil de Pelotas no Beira-Rio.
Vindo de três jogos sem vitória no Gauchão, o técnico Cacique Medina decidiu fazer mudanças profundas na escalação do Inter no Centenário. Como Heitor vinha tendo atuações comprometedoras e com Mercado lesionado, o uruguaio mandou o time a campo sem nenhum lateral-direito de origem. O zagueiro Kaique Rocha entrou na defesa se juntando a Bruno Méndez, Cuesta e Moisés.
Mesmo com três zagueiros, Medina manteve o seu 4-2-3-1. Méndez posicionou-se como lateral direito com Kaique ao lado de Cuesta na zaga e Moisés na esquerda. No meio, Johnny formou com Dourado a dupla de volantes. A linha de três meias atrás do centroavante Wesley Moraes teve David (direita), Edenilson (centro) e Taison (esquerda). Também montado no 4-2-3-1, o Caxias de Rogério Zimmermann não se intimidou por encarar o Inter e iniciou a partida tentando propor o jogo.
Essa postura grená até deu espaços para o ataque colorado. Eles não eram na última linha, mas, sim, à frente dos defensores do Caxias. Assim, o Inter foi arriscando chutes de fora da área. Foram três tentativas dessa forma nos primeiros 15 minutos. Duas delas com Taison e uma com Edenilson, todas com participação de Wesley Moraes, que recuava para tabelar com os meias.
O Caxias respondeu em uma bola parada aos 18. A defesa vermelha marcou mal um arremesso lateral e o pequeno Matheuzinho conseguiu aparecer entre Cuesta e Kaique Rocha para cabecear dando um susto em Daniel, que apenas olhou a bola se perder pela linha de fundo.
Por conta do calor em Caxias do Sul, a partida teve uma parada para reidratação dos atletas aos 25 minutos. Medina aproveitou a conversa com seus jogadores para mexer no posicionamento do setor ofensivo colorado. Edenilson foi deslocado para o lado direito, Taison virou o meia central e David foi para a esquerda. As mudanças deram resultado e o Inter conseguiu ter o controle do jogo na parte final do primeiro tempo.
Esse controle, porém, não significou um grande número de oportunidades. Chance clara mesmo de gol foi apenas uma. Aos 45, Moisés acertou um belo cruzamento da esquerda e Dourado apareceu como elemento surpresa na área para cabecear. O gol só não saiu porque o goleiro André Lucas fez uma bela defesa para mandar a bola pela linha de fundo.
Mauricio foi a novidade na volta do intervalo no lugar de Edenilson. O camisa 8 havia sofrido uma pancada na perna direita durante o primeiro tempo. O Inter iniciou a segunda etapa novamente pressionando o Caxias, que recuou suas linhas a passou a defender perto de sua área.
Essa postura dos mandantes tornava encontrar espaços uma tarefa difícil para o Inter. Aos 9, David apostou na jogada individual e levou perigo em chute que passou perto. O Caxias respondeu logo depois. Sodré cruzou da esquerda para Batista, que deu o carrinho na pequena área, mas não conseguiu desviar para o gol.
Apesar do susto, o Inter seguiu ocupando o campo de ataque. Aos 24, o centroavante Wesley Moraes teve um grande lance. Ele ganhou do zagueiro Thiago Sales após lançamento de Jhonny, girou e acertou uma bomba que só não foi gol graças a uma linda defensa de André Lucas, que mandou para escanteio. Se foi bem nesse lance, Wesley foi muito mal na sequência. No escanteio batido por Taison, ele apareceu livre para finalizar com o pé esquerdo, mas acabou furando em bola.
Mesmo com as oportunidades, Medina apostou na entrada de D’Alessandro logo em seguida para tentar aumentar a criação. O camisa 10 entrou no lugar de Bruno Méndez aos 26. Na mesma troca, Paulo Victor ingressou na vaga de Moisés.
Quem passou a ocupar o lado direito foi o atacante David, que tinha liberdade para chegar ao ataque. Novidade no time, D’Alessandro assumiu o papel esperado. Dos seus pés saíram passes e lançamentos de qualidade que não eram vistos em campo antes de sua entrada. Aos 34 iniciou dos pés de D’Ale uma jogada que terminou com Taison tocando para Maurício chutar e parar em nova defesa de André Lucas.
A pressão do Inter deu resultado. Aos 41 minutos, o zagueiro Cuesta fez uma parede típica de atacante e tocou para Mauricio. O meia soltou a bomba para vencer André Lucas e garantir a vitória colorada no Centenário. Um alívio para Medina, que apostou na entrada de Mauricio no intervalo e viu o time melhorar no segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
Gauchão (6ª rodada)
12/02/2022
CAXIAS 0 X 1 INTER
CAXIAS
André Lucas; Marcelo (Léo Oliveira, 31’/2ºT), Rafael Dumas, Thiago Sales e Rennan Siqueira; Amaral e Davi Lopes (Marlon, 25’/ 2ºT); Matheuzinho, Diogo Sodré e Gustavo Custódio (França, 12’/2ºT); Batista. Técnico: Rogério Zimmermann.
INTER
Daniel; Bruno Méndez (D’Alessandro, 26’/2ºT), Kaique Rocha, Víctor Cuesta e Moisés (Paulo Victor, 26’/2ºT); Rodrigo Dourado (Gabriel, 35’/2ºT) e Johnny (Rodrigo Lindoso, 45’/2ºT); Edenilson (Mauricio, INT), Taison e David; Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina.
GOL: Mauricio (I), aos 40min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Amaral (C ); Cuesta, Moisés, Gabriel (I)
PÚBLICO: 3.270 pessoas
RENDA: R$ 106.690,00
ARBITRAGEM: Roger Goulart, auxiliado por Andre da Silva Bitencourt e Otavio Legramanti.
LOCAL: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Próximo jogo
Quarta-feira, 16/2 - às 21h30min
Inter x Brasil de Pelotas
Beira-Rio – Gauchão (7ª rodada)