Tendo a contratação de extremas como prioridade, o Inter também busca um lateral-direito e um volante no mercado. Depois de conversar com Flávio Medeiros, brasileiro que atua no Giresunspor-TUR, o Colorado sondou a situação de Andrés Cubas, do Nîmes Olympique-FRA. O argentino, de 25 anos e que tem também a nacionalidade paraguaia, foi comandado por Alexander Medina no Talleres.
Andrés Cubas iniciou a carreira no Boca Juniors, onde estreou como profissional com apenas 17 anos sob o comando do técnico Carlos Bianchi. Em um de seus primeiros treinos com o elenco principal, o volante hoje pretendido pelo Inter foi protagonista de uma história curiosa com o meia Juan Riquelme. Ele marcou o lendário camisa 10 xeneize, que ficou impressionado com sua capacidade de marcação.
— Quem é esse garoto que não me deixou jogar ? — questionou Riquelme a Bianchi, após o treinamento.
Apesar desse início promissor com Bianchi e de ter tido sequência como titular com o técnico Rodolfo Arruabarrena, em 2015, Cubas perdeu espaço na temporada seguinte com a chegada de Guillermo Barros Schelotto. Ele, então, acabou emprestado ao Pescara-ITA e retornou à Argentina em 2017 para defender o Defensa y Justicia. Lá, o volante foi comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, que o levou para o Talleres, onde se encontrou com Medina, em 2019.
Ainda antes da chegada de Medina, Cubas se firmou como peça importante do Talleres e formou dupla no setor de marcação do meio-campo com Pablo Guiñazú, que virou uma espécie de mentor do garoto, que reconheceu ter tido um crescimento na carreira devido à ajuda recebida do ex-jogador colorado.
— Nunca havia conhecido alguém com a mentalidade ganhadora do Guiñazú. Dentro do campo sempre entra para entregar tudo. Admiro sua maneira de pensar, seus conselhos e seus momentos de silêncio, porque o “Cholo” era de escutar os mais jovens, de nos deixar falar para ver no que podia ajudar. Parte do meu bom momento devo a ele, que me ajudou de forma humana e profissional — declarou Cubas em entrevista ao La Nación, em 2019.
O bom desempenho de Cubas no Talleres o levou a despertar interesse do River Plate, de Marcelo Gallardo, mas ele acabou negociado com o Nîmes Olympique por 2,9 milhões de euros, em julho de 2020. O jogador, porém, declarou recentemente o seu desejo de jogar em uma liga mais competitiva que a da Segunda Divisão da França.
Argentino de nascimento, ele tem desde 2019 a cidadania paraguaia e defendeu a “Albiroja” na última Copa América, disputada no Brasil. Cubas tem sido chamado também para os jogos das Eliminatórias. Na última rodada, em novembro, foi titular ao lado do gremista Matias Villasanti no empate dos paraguaios com a Colômbia, por 0 a 0.
Adrián Andrés Cubas
- Idade: 25 anos
- Altura: 1,66m
- Posição: volante
- Clube atual: Nîmes Olympique-FRA
- Já jogou: Boca Juniors, Defensa y Justicia, Talleres, Pescara-ITA