Após acertar salários com Fabricio Bustos, o Inter tenta efetuar a contratação do lateral-direito ainda no primeiro semestre de 2022. Para isso, o Colorado enviou emissário à Argentina para negociar com o Independiente a liberação do jogador de 25 anos.
Inicialmente, a diretoria gaúcha encaminhou carta de intenções ao clube de Avellaneda, com quem o atleta está vinculado até junho deste ano, para informar sobre a negociação e evitar qualquer acusação de assédio. Para abrir mão de Bustos, os argentinos pedem compensação financeira e a quitação de uma dívida referente à contratação do zagueiro Víctor Cuesta, ainda em 2017, em torno de 900 mil dólares (aproximadamente R$ 4,9 milhões).
Caso não haja acordo agora, o jogador permanecerá na Argentina por mais cinco meses. Pelas regras da Fifa, o jogador está livre para assinar um pré-contrato e apresentar-se no Beira-Rio em julho. Desta forma, o técnico Alexander Medina abriria a temporada contando apenas com Heitor e Lucas Mazetti para a função.
Revelado no Estádio Libertadores de América, Fabricio Bustos rechaçou a possibilidade de renovar seu contrato com o Independiente e, desde então, foi afastado do elenco principal, ficando de fora até mesmo do amistoso da última sexta-feira (21) contra o River Plate — que também havia tentado sua contratação. A relação do seu empresário com o presidente Hugo Moyano não é das melhores.