O Inter começa 2022 pelas beiradas. Para dar as opções necessárias no esquema pensado por Alexander Medina, a direção do clube gaúcho foi ao mercado atrás de jogadores que possam atuar pelos lados do campo. E a primeira providência tomada para suprir a carência foi buscada no Athletico-PR. Nikão, que ficou livre após ter o contrato com o clube paranaense encerrado, encaminhou um acerto com o Inter.
O atacante, principal destaque do atual campeão da Copa Sul-Americana, recebeu uma proposta da direção do Inter e também teve ofertas do São Paulo e do próprio clube paranaense. Mas nenhuma superou os valores oferecidos pelo Colorado.
O acordo costurado com o empresário Paulo Pitombeira prevê um contrato entre três e quatro anos com o jogador e a chance de fazer um contrato com valores no patamar mais alto da escala salarial do Inter. Taison é o maior salário do Beira-Rio, com cerca de R$ 700 mil mensais. Nikão deve ficar um pouco abaixo desse valor.
O presidente Alessandro Barcellos, em entrevista ao programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, confirmou o interesse e projetou a possibilidade de acerto com o jogador:
— Estamos com possibilidades de trazermos reforços que supram essas necessidades (de jogadores que atuem pelos lados). Não é nenhuma surpresa que precisamos melhorar a execução pelas extremas. (Nikão) É um jogador assim que, além do histórico, se encaixaria bem. É um jogador em final de contrato, que despertou o interesse também de outros clubes brasileiros — comentou.
Em 2021, Nikão se consolidou como jogador de ponta no mercado nacional. O atacante teve sua melhor temporada na carreira em todas as métricas de desempenho. Disputou seu recorde de jogos, marcou mais gols e deu o maior número de assistências desde que estreou pelo time profissional do Atlético-MG.
Em novembro, foi o protagonista do lance mais importante da temporada pelo Athletico-PR. De voleio, fez o gol da vitória do Furacão na final da Sul-Americana sobre o Bragantino. Em enquetes promovidas com a torcida do Athletico-PR, acabou escolhido como o maior jogador da história do clube. Uma história construída em um período de seis anos, 314 jogos, 49 gols, 49 assistências e seis títulos.
O outro alvo de momento do Inter é Marinho. O atacante, que teve passagem pelo extinto Inter B há 11 anos, rodou por diversos clubes do Brasil até se destacar no Vitória, em 2016. Saiu para o futebol chinês e retornou ao Brasil indicado por Renato Portaluppi para o Grêmio, mas sem repetir o desempenho dos tempos do Barradão. Com a camisa do Santos, o jogador voltou a ser protagonista. Foi o grande nome do time paulista nas duas últimas temporadas.
Em 2019, com o argentino Jorge Sampaoli, colocou o clube na Libertadores. No ano seguinte, levou uma equipe cheia de meninos até a decisão contra o Palmeiras. Mesmo sem a conquista do título, foi eleito o melhor jogador do continente. Só que o Rei da América 2020 começou a expor incômodo com as dificuldades financeiras do clube. Com salário de R$ 400 mil, e só mais um ano de contrato, recebeu proposta da direção do Inter de um vínculo por três temporadas e um bom aumento.
Mas seu desejo ainda é ser negociado com um clube do Exterior. Entre Inter e Santos, o acordo é descrito por fontes como bem encaminhado. Além de perdoar a dívida pela transferência de Eduardo Sasha, algumas outras possibilidades estão sendo debatidas. Patrick era desejado por Fábio Carille, mas o meia não tem interesse de defender a camisa do clube paulista.
Marcos Guilherme deve ser repassado em definitivo e também uma composição com a transferência de mais algum jogador ou o pagamento em dinheiro são os termos discutidos no momento.
E mesmo que, preferencialmente, os dois jogadores tenham se destacado pelo lado direito de ataque, a ideia é que ambos apresentam versatilidade para atuar em outros setores. E talvez até juntos. Em alguns momentos da temporada, Nikão jogou mais centralizado ao lado de um atacante. Mesma situação de Marinho, que fez partidas pela esquerda, como meia atrás do centroavante e até no ataque.
Nikão
Nome: Maycon Vinicius Ferreira da Cruz
Idade: 29 anos (29/7/1992)
Altura: 1m74cm
Clubes: Mirassol, CSKA Moscou, PSV, Palmeiras, Santos, Atlético-MG, Vitória, Bahia, Ponte Preta, América-MG, Linense, Ceará e Athletico-PR
Títulos: Campeonato Cearense (2014), Campeonato Paranaense (2016, 2018, 2019 e 2020), Copa Sul-Americana (2018 e 2021), Copa Suruga (2019) e Copa do Brasil (2019)
Números da temporada
51 jogos
11 gols
13 assistências
No Brasileirão 2021
27 jogos
3 gols
5 assistências
No Athletico-PR
314 jogos
49 gols
49 assistências
Marinho
Nome: Mário Sérgio Santos Costa
Idade: 31 anos (29/5/1990)
Altura: 1m69cm
Clubes: Fluminense, Inter, Caxias, Paraná , Goiás , Ituano , Náutico , Ceará , Cruzeiro, Vitória, Changchun Yatai-CHI, Grêmio e Santos
Títulos: Campeão Gaúcho (2009 e 2019), Campeão Goiano (2012), Campeão Brasileiro Série B (2012), Campeão da Copa do Nordeste (2015), Campeão Baiano (2016)
Números da temporada
42 jogos
9 gols
12 assistências
No Brasileirão 2021
27 jogos
6 gols
9 assistências
No Santos
113 jogos
41 gols
27 assistências