Jogadores que vestiram da camisa do Inter ajudaram o Bragantino a construir uma campanha sólida no Brasileirão 2021. O time, que recebe os colorados na noite desta quinta-feira (9), tem três atletas que passaram pelo Beira-Rio. Cada um deles teve uma história distinta em Porto Alegre, mas todos se tornaram peças importantes na temporada do clube de Bragança Paulista.
Ytalo é referência no ataque. No meio, Praxedes se tornou o substituto de Claudinho, vendido para o Zenit. Na defesa, Léo Ortiz virou peça central no esquema tático. A seguir, veja como está cada um deles.
Léo Ortiz
O zagueiro de passe refinado nada lembra o defensor que deixou o Inter em 2018. Criticado pela torcida, ele foi emprestado ao Sport e, depois, para o Bragantino. Em 2019, Léo Ortiz foi liberado para defender o clube paulista. O Colorado ficou com 40% dos direitos econômicos do jogador. O percentual foi adquirido pelo Braga por R$ 1,8 milhão.
Desde que chegou a Bragança Paulista, passou a ser destaque. As atuações lhe garantiram um lugar na Seleção Brasileira, fazendo parte do grupo de jogadores que disputou a Copa América deste ano. Porém, ele ainda não entrou em campo com a amarelinha.
No time de Mauricio Barbieri, Ortiz virou mais do que um zagueiro. Seu passe qualificado o tornou o responsável por fazer a saída de jogo desde a defesa.
— Ele vem muito bem. É uma peça-chave do elenco. Ele é muito importante na construção do jogo, com passes e lançamentos vindo por trás. Além disso, ele tem uma liderança importante, sendo o capitão do time — avalia Rodrigo Seixas, repórter do Correio de Atibaia.
Na atual temporada, o defensor disputou 47 partidas. Não marcou gol, mas concedeu duas assistências.
Praxedes
Desde que chegou ao Bragantino, Praxedes carrega duas responsabilidades. A primeira é justificar os R$ 37 milhões investidos na sua contratação. A outra é substituir Claudinho, vendido ao Zenit em agosto.
Suas atuações têm oscilado na primeira temporada no Bragantino. O início foi considerado muito bom. Uma lesão interrompeu a sua ascensão. Agora, o meia tenta recuperar seus melhores momentos.
Praxedes foi escalado por Barbieri em 47 oportunidades neste ano, participando de nove gols — quatro deles colocando a bola na rede, e em outros cinco, dando o passe que resultou no gol.
Ytalo
É preciso vasculhar as gavetas da memória para se lembrar de Ytalo como jogador do Inter. O atacante teve uma passagem pouco marcante pelo clube no começo dos anos 2010. Depois de sair do Colorado, rodou bastante no mundo da bola.
Passou por Mogi Mirim, União Frederiquense, Marítimo, Corinthians-AL, Paulista, Guaratinguetá, Osasco Audax, Athletico-PR, São Paulo e CRB. E tem mais: ainda se aventurou no futebol da Macedônia e na Linense. Chegou ao Red Bull Brasil em 2018 e foi para o Bragantino quando a fabricante de energéticos se encorporou ao clube.
Desde então, tornou-se uma das referências do clube. Em um ataque bastante móvel, a movimentação de Ytalo permite que o setor entre na engrenagem do restante da equipe. Na atual temporada, ele marcou 19 gols.