A reformulação prometida pela direção colorada para a próxima temporada já está em curso nos bastidores. Um dos principais jogadores do time nos últimos anos, o meia Patrick pode deixar o clube. O Inter fez uma sondagem ao Santos sobre a possibilidade de trocar o Pantera, de 29 anos, pelo atacante Marinho, 31. Embora ainda não tenha sido realizada uma proposta, a possibilidade de o negócio avançar é estudada pelos dois times.
Esta informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Fellipe Camargo, do canal "De Olho no Peixe", e confirmada por GZH. Mas o contato, até o momento, foi feito de forma extraoficial. Até por isso, o procurador do atleta, Jorge Machado, nega qualquer negociação.
— O Marinho vive um clima muito pesado e desgastado no Santos. Por isso, é possível que essa troca seja vista como um bom negócio pelo clube, até pela dificuldade que o Santos tem de ir ao mercado para buscar peças de qualidade. O Patrick é visto como um jogador que poderia agregar ao elenco do técnico Fábio Carille para a próxima temporada — relata Fellipe Camargo, que fala ainda da possibilidade de Marcos Guilherme também ser envolvido no negócio:
— Existe essa possibilidade de o Inter repassar o Marcos Guilherme em definitivo ao Santos. O Marcos Guilherme, hoje, está emprestado, e é um jogador que se tornou um coringa no time, principalmente nessa reta final de campeonato. Ele tem agradado bastante, e o Santos tem o interesse de permanecer com o jogador.
Marinho tem contrato até o final de 2022 com o Santos. Porém, apesar de ter apresentado bom desempenho principalmente em 2020, quando foi vice-campeão da Libertadores e eleito o "Rei da América", o atacante sofreu com lesões nesta temporada e não conseguiu manter o nível. O jogador, inclusive, já mostrou insatisfação por não ter sido negociado.
— Eu sempre pedi um time que brigasse por títulos. Você vê Soteldo, Luan Peres, Alison, Pituca saindo. Tudo mundo saindo. E eu não saio também? — disse Marinho ao jornalista Ademir Quintino, em uma live no mês de setembro.
Essa declaração causou mal-estar internamente no Santos. Por isso, a imprensa local já trabalha com a possibilidade de uma saída de Marinho. O atleta já recebeu sondagens de clubes do mundo árabe, e esse poderia ser um empecilho para a sua vinda ao Beira-Rio.
O atacante passou pelo Inter entre 2009 e 2013, mas nunca deslanchou e foi repassado por empréstimo para vários times até o final do contrato. Ele fez sucesso mesmo com a camisa do Vitória, em 2016, quando ajudou a equipe a evitar a queda para a Série B. Depois de uma passagem pelo futebol chinês, voltou ao Brasil para atuar pelo Grêmio, entre 2018 e 2019, mas não teve destaque. Foi trocado pelo zagueiro David Braz com o Santos e, na Vila Belmiro, fez uma grande temporada de 2020. Neste ano, no entanto, conviveu com lesões no joelho e na coxa e desfalcou a equipe em diversas partidas.
— Depois da brilhante temporada 2020, quando conduziu o Santos à final da Libertadores e foi eleito Rei da América, Marinho teve um 2021 decepcionante. Ele sofreu com lesões, é verdade, mas ainda assim não foi sombra do jogador da temporada passada. E um exemplo disso pode ser notado no fato de o atacante ter ficado um turno inteiro sem balançar as redes neste Brasileirão — destaca o repórter Bruno Lima, do jornal A Tribuna de Santos.
Consultados pela reportagem, dirigentes do Inter garantem que novidades só devem ser anunciadas a partir da próxima quarta-feira (15). Patrick, que em julho renovou o contrato com o clube até o final de 2023, é colocado como principal nome para uma eventual troca. Ele já teve o nome ligado a outras equipes do futebol brasileiro, como Atlético-MG e Flamengo, mas nada avançou até o momento.
Há o entendimento de que o camisa 88 encerrou o seu ciclo no Beira-Rio. Apesar do relativo destaque em Porto Alegre, ele é alvo de críticas por parte da torcida pelo rendimento em algumas partidas. A tendência, portanto, é de que o jogador receba a chance de "mudar de ares" em 2022. Tal qual Marinho. Resta ao torcedor aguardar para ver se os novos caminhos serão, justamente, o interior paulista para um, e a capital gaúcha para outro.
NÚMEROS NA TEMPORADA 2021
Marinho, 31 anos
- 42 jogos
- 3.337 minutos em campo
- 9 gols
- 4 assistências
Patrick, 29 anos
- 48 jogos
- 3.418 minutos em campo
- 5 gols
- 5 assistências