Apontando na premiação do Brasileirão como um dos melhores volantes do torneio, Edenilson celebrou a gratificação. Porém, o camisa 8 do Inter acredita que o rendimento coletivo do clube poderia ter sido superior. Para ele, a recuperação na competição foi interessante, mas a parte final deixou a desejar, principalmente, após a vitória no Gre-Nal de novembro:
— Todos esperávamos que vencer o Gre-Nal fosse um ponto de partida para uma arrancada, mas acabou sendo ao contrário. Precisamos refletir — admitiu o meio-campista.
As causas ainda não estão nítidas para o jogador, porém algo é dito pelos dirigentes e pelo próprio técnico Diego Aguirre: falta de foco. O atleta não discorda da afirmação:
— Talvez a gente tenha perdido um pouco do foco. Podemos ter pensado mais na derrota do rival do que na nossa própria vitória. Às vezes, a gente pensa isso involuntariamente. O Inter é um clube grande e que tem que buscar títulos e chegar longe. Essa perda de foco não pode acontecer — resumiu.
Sobre o rendimento individual, 2021 foi positivo para Edenilson. Ele foi chamado para a Seleção Brasileira e segue no radar de Tite para a Copa do Mundo do Catar no final de 2022. Logo, a avaliação é positiva no âmbito pessoal:
—Individualmente, foi um ano muito bom. Acredito que, na questão de números, tenha sido a minha melhor temporada. Aflorei mais meu lado ofensivo, e para mim foi muito bom. Alcançar a seleção foi um sonho incrível. Como time, o Inter queria uma vaga na Libertadores e uma melhor posição na tabela. Acho que o clube merece e camisa pede, mas a gente falhou — refletiu.
A seleção dos melhores do Brasileirão da CBF teve cinco jogadores do campeão Atlético-MG, mais o técnico Cuca, e foi escalada com: Weverton (Palmeiras); Yago Pikachu (Fortaleza), Gustavo Gómez (Palmeiras), Junior Alonso (Atlético-MG) e Guilherme Arana (Atlético-MG); Edenilson (Inter), Jair (Atlético-MG), Raphael Veiga (Palmeiras) e Nacho Fernandez (Atlético-MG); Hulk (Atlético-MG) e Michael (Flamengo). O meia André, do Fluminense, foi escolhido o jogador revelação.