As primeiras contratações do Inter para 2022 devem ser para o meio-campo. Mais especificamente, para a parte defensiva deste setor. Felipe Melo, do Palmeiras, e Andrey, do Vasco, devem ser anunciados na próxima semana como reforços colorados.
Felipe Melo, inclusive, tem lançado indiretinhas sobre seu futuro. Em duas lives nas redes sociais, elogiou o Inter, disse ser o time de sua preferência no Rio Grande do Sul, e alimentou ainda mais os indícios do acerto. O Inter acena com um contrato de dois anos: ou seja, terá completado 40 ao final do vínculo.
Bicampeão da Libertadores com o Palmeiras, Felipe Melo jogou apenas a prorrogação da decisão de 2021. Sentiu dores no joelho direito, que haviam começado na partida contra o Grêmio, e fez um acordo com o técnico Abel Ferreira:
— Eu não poderia jogar o primeiro tempo, o joelho dar uma esfriada e não conseguir voltar a jogar. Então, a gente conversou e ficou decidido que eu ia ficar no banco de reservas. Deu tudo certo, eu infiltrei, nós entramos no campo. Na primeira bola que eu pego, pulo e caio em cima da perna direita, nem lembrei da dor — revelou, em entrevista à ESPN.
Na temporada 2021, Felipe Melo esteve em campo em 44 jogos (sendo 34 como titular), totalizando 2926 minutos. Fez um gol. Deu uma assistência. Levou 16 cartões amarelos. Não foi expulso.
No time de Abel Ferreira, consolidou-se como um volante fixo à frente da defesa. Praticamente um terceiro zagueiro, manteve a postura combativa e de alto entendimento tático. Dono de ótima visão de jogo, acertou 96% dos passes que tentou. O que pesa contra si é, justamente, o peso da idade: o Inter está contratando um líder, vencedor, mas que sabe não estar pronto para todos os jogos.
A outra contratação encaminhada é a de Andrey. Nesta quarta-feira, o Vasco despediu-se oficialmente do volante após 16 temporadas. Descoberto em 2004, subiu para o profissional em 2016 como uma promessa da base, mas de altos e baixos. Em seis temporadas pela equipe principal, foram 156 partidas, 11 gols e 11 assistências.
Para se ter uma melhor perspectiva de quem é, pode-se comparar a Rodrigo Dourado. Ambos são da base, foram promessas, apareceram bem, caíram para a Segunda Divisão, foram perseguidos por torcedores. Mas, ao contrário do meia colorado, Andrey saiu do Vasco sem recolocar seu clube na elite do futebol nacional.
Como acontece nos períodos de vacas magras das equipes mais tradicionais, jogadores com alta identificação sofrem com a pressão dos torcedores. Ele foi um dos mais criticados desde que o cenário vascaíno começou a nublar no ano passado. A situação fez com que sua longa trajetória em São Januário se encerrasse em novembro.
As primeiras oportunidades foram como segundo volante. Desde o ano passado, quando Abel Braga era o treinador, foi recuado para a primeira função. A ideia era "ver o campo de frente e usufruir melhor do seu passe". Abelão deixou o Vasco, mas Andrey não deixou mais a posição.
— Andrey é um jogador moderno. Entende muito bem o que é a fase ofensiva e que é a fase defensiva. É inteligente na movimentação. Pode ser primeiro volante ou segundo — analisa Ramon Menezes, por anos auxiliar técnico do clube e que assumiu o time após a saída de Abel.
Segundo o repórter Hector Werlang, setorista do Vasco no ge.globo, Andrey é um jogador de boa relação, dedicado, comprometido. Mas o desgaste do ambiente pesou em sua saída:
— Ele sofreu com a irregularidade. Não só do clube, que vive de altos e baixos, mas também dele. É um jogador de bom chute de média distância, tem resistência física, não é um virtuoso técnico. Viveu um período de erros em sequência de saída de bola, ele mesmo admitiu que precisa evoluir. Vai ajudar em um time bem ajustado.
De fato, mudar de ares lhe fará bem. Ele chegou a ser ameaçado por torcedores, mas teve visão clara sobre a situação do Vasco. No Inter, encontrará um ambiente mais distensionado. E poderá mostrar os bons recursos que já demonstrou ter.
Felipe Melo
- 38 anos
- 1m83cm
- 44 jogos
- 2926 minutos
- 1 gol
- 1 assistência
Desempenho no Brasileirão
- 24 jogos
- 1717 minutos
- 1 gol
- 0 assistência para gol
- 8 assistências para finalização
- 741 passes (96% de acerto)
- 37 desarmes
- 37 faltas cometidas (2º mais faltoso do time)
- 11 faltas sofridas
- 9 cartões amarelos
Andrey
- 23 anos
- 1m75cm
- 43 jogos
- 2991 minutos
- 2 gols
- 3 assistências
Desempenho na Série B
- 28 jogos
- 1826 minutos
- 1 gol
- 1 assistências para gol
- 22 assistências para finalização
- 899 passes 89% de acerto
- 40 desarmes
- 49 faltas cometidas (mais faltoso do time)
- 40 faltas sofridas
- 6 cartões amarelos