Na reta final do Brasileirão, o técnico do Inter, Diego Aguirre, recorre aos atletas polivalentes para suprir carências do grupo e descansar os jogadores mais desgastados. Versáteis, Gabriel Mercado e Carlos Palacios receberam mais oportunidades em outubro e em novembro e devem ser ainda mais assíduos na equipe até o final da temporada.
Apresentado em julho, Mercado enfrentou no início forte concorrência na defesa e passou os primeiros três meses praticamente sem atuar. Já Carlos Palacios sobrava da lista de relacionados na maioria das partidas, devido ao seu baixo rendimento e ao limite de cinco estrangeiros imposto pela CBF.
A situação começou a mudar a partir de outubro, quando o time começou a sofrer com o desgaste físico da sequência de jogos. Nas últimas dez partidas, por exemplo, Mercado foi utilizado em sete, seja como zagueiro ou lateral-direito. Hoje, o atleta é o reserva imediato de Bruno Méndez e disputa com Heitor a condição de substituto de Saravia na lateral direita.
Já Palacios teve boa atuação na derrota por 2 a 1 para o Juventude e foi um dos destaques na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, quando foi a surpresa na escalação. O detalhe é que, nestes dois jogos, o jogador foi aproveitado como ponta-direita, meia centralizado e até falso 9 e hoje é considerado uma opção para qualquer função do setor ofensivo.
No jogo contra o Cuiabá, na quarta-feira (17), Mercado disputa com Kaique Rocha a condição de substituto de Cuesta, que está suspenso. Já Palacios irá para a sua terceira partida seguida como titular, na vaga de Taison.
De qualquer forma, tanto o argentino como o chileno devem ser jogadores assíduos na equipe até o final do Brasileirão.