Com o fim da primeira fase do Gauchão Feminino, Inter e Grêmio confirmaram o favoritismo, lideraram seus grupos e avançaram à semifinal. Pelo lado das Gurias Coloradas, a campanha de 48 gols em seis jogos mostrou que a equipe comandada pelo técnico Maurício Salgado tem novas peças ofensivas a serem incorporadas ao elenco em 2022.
Mileninha, que já aparecia como revelação no Brasileirão de 2021, e Priscila, contratada para o Estadual, destacaram-se entre atacantes experientes como Fabi Simões e Shashá. Além delas, a liderança de Djeni no meio de campo, principalmente sobre as mais novas inseridas no elenco, também chama a atenção. Leidi, lateral-direita líder em assistências, é o quinto destaque da primeira fase escolhido por GZH. Confira:
A afirmação da surpresa
Mileninha surgiu no elenco principal em meio ao Brasileirão de 2021. Oriunda do time sub-18, foi destaque disputando artilharia com Fabi Simões - tanto no nacional quanto no estadual, com direito a gol de vitória em Gre-Nal no Beira-Rio. No Gauchão, são três jogos (um como titular), marcando cinco gols e dando uma assistência. O desempenho da atacante já chamou a atenção da seleção brasileira, para onde foi convocada em períodos de treino do time sub-20.
A referência em alto nível
Fabi Simões, experiente liderança técnica do elenco, segue jogando tudo que sabe no ataque das Gurias Coloradas. Aos 32 anos, a baiana exerce liderança dentro de campo orientando as companheiras de setor ofensivo e incentivando as mais novas a buscarem o melhor aproveitamento dos minutos que têm em campo a cada rodada. Repetindo o desempenho desde que chegou ao Inter, mantém a boa média de gols por jogos: foram quatro jogos, com seis gols e três assistências, para a artilheira do time na temporada com 13 gols.
Liderança pela organização
Djeni, 26 anos, outra liderança do elenco e xodó da torcida, atuou em cinco jogos e foi a organizadora do meio de campo colorado. Tal qual Fabi, orientações constantes às companheiras de setor são dadas pela jogadora que está no clube desde 2019. A meio-campista tem quatro gols e duas assistências até agora no Estadual.
A revelação
No começo de outubro, quando a competição já havia começado, Priscila foi anunciada junto com Bárbara como reforços do Inter para o Gauchão Feminino. Ambas vinham do futebol 7 do Rio Grande do Norte com apenas 17 anos. As duas estrearam com gols, mas é Priscila quem assumiu a artilharia das Gurias Coloradas e disputa o posto de maior goleadora do Estado. Ela fez cinco jogos — apenas um como titular — e marcou oito gols, além de uma assistência.
Precisão na lateral
Leidiane, 28 anos, ou apenas Leidi, é titular absoluta da equipe no flanco direito defensivo desde que chegou à equipe em 2017. A novidade neste Gauchão é a presença ofensiva dela: são seis assistências e três gols — um de falta, o único da equipe na competição até agora.