A direção do Inter prepara melhorias nos protocolos para receber os colorados novamente no Beira-Rio na partida desta quarta (13), contra o América-MG. Após a vitória contra a Chapecoense, no domingo (10), o clube avaliou como positivo o retorno do público, mas vê a necessidade de ajustes na organização para o próximo jogo, sobretudo para reduzir o tamanho das filas nos portões de acesso.
— A operação foi muito positiva, deu tudo certo em relação ao nosso planejamento. A verificação da vacina deu certo, e o distanciamento foi respeitado em quase todos os setores. Tivemos alguns problemas de fila, com o pessoal entrando com o jogo em andamento, mas, para o jogo contra o América-MG, vamos colocar mais orientadores e mais funcionários para realizar a verificação do ingresso e do comprovante vacinal — declarou o vice de administração colorado Victor Grunberg.
Confira abaixo o que deu certo e o que precisa ser melhorado na avaliação do Inter:
O que deu certo:
1) Os protocolos foram respeitados
Segundo a direção, os protocolos sanitários foram seguidos à risca pela grande maioria dos torcedores. Os seguranças tiveram pouco trabalho para exigir o uso de máscara e o respeito ao distanciamento.
2) Os torcedores ajudaram na fiscalização
Nas poucas vezes em que um colorado retirava a máscara ou tentava sentar em uma cadeira bloqueada, os próprios torcedores pediam para que as regras fossem respeitadas, sem que fosse necessária a intervenção da segurança.
— Essa ajuda do torcedor precisa ser destacada — ressalta Grunberg.
3) A verificação do comprovante vacinal funcionou
Este era um dos pontos de atenção antes do jogo, especialmente por ser algo novo na rotina do futebol brasileiro. Porém, de acordo com a direção, o procedimento de comprovação vacinal funcionou de forma eficiente.
O que precisa ser melhorado:
1) A formação de filas, com vários torcedores entrando com o jogo em andamento
Esta foi a principal reclamação dos torcedores. Em virtude das filas, vários colorados só entraram no Beira-Rio após o apito inicial do árbitro. A direção pede que os torcedores cheguem mais cedo na quarta (13) e promete melhorias na organização.
— Isso (de o torcedor chegar em cima da hora) já ocorre em condições normais, mas a necessidade de verificação do e-ticket e da vacina atrapalhou um pouco. Imagino que na quarta, pelo jogo ser às 21h30min, vai ser mais tranquilo. Mas, de qualquer forma, vamos colocar mais orientadores e mais funcionários para fazer a verificação. Iremos também avisar através da imprensa em quais tendas o movimento estará mais tranquilo — explica Grunberg.
2) Houve um foco de aglomeração no estádio
Embora o distanciamento de dois metros tenha sido respeitado na maior parte do estádio, a direção registrou um foco de aglomeração nas imediações do portão 13, setor em que ficou a torcida Guarda Popular. Segundo Grunberg, o clube está trabalhando para corrigir este problema na próxima partida.
3) Alguns menores de idade foram ao estádio sem realizar check-in
A direção do Inter esclarece que, em função das restrições impostas pela pandemia, o check-in é obrigatório para todos os torcedores, independentemente de plano social ou de idade. Segundo a direção, alguns menores foram ao Beira-Rio sem realizarem o procedimento no site. O clube pede que todos que forem ao jogo contra o América-MG realizem o check-in.
— Houve alguns casos de menores que não fizeram o check-in. Foram poucos casos, é verdade, e a gente resolveu lá mesmo. Mas o Inter faz esse apelo para que, no próximo jogo, todos realizem o check-in.