Vice-campeão nacional na última temporada, o Inter abriu o Brasileirão 2021 com a expectativa de, no mínimo, estrear com vitória sobre o Sport no Beira-Rio. Porém, depois de abrir vantagem de 2 a 0, o Colorado cedeu o empate por 2 a 2. Mais de três meses depois, o confronto se repetirá, agora com mando de campo pernambucano e novas perspectivas de lado a lado.
Pela perspectiva gaúcha, o empate em casa começou a ruir a passagem do técnico Miguel Ángel Ramírez, que só comandaria a equipe por mais uma rodada, sendo goleado pelo Fortaleza. Com a saída do espanhol, Diego Aguirre foi contratado, o time abandonou a ideia do jogo de posição e reforçou o sistema defensivo, apostando no modelo reativo.
Além do comandante, outros três jogadores que iniciaram como titulares na primeira rodada perderam espaço na equipe e devem começar no banco de reservas na Ilha do Retiro: Marcelo Lomba, Lucas Ribeiro, Caio Vidal.
Outros três que ingressaram no segundo tempo sequer estão no elenco colorado: Nonato, emprestado ao Fluminense, Praxedes, vendido ao Bragantino, e Thiago Galhardo, negociado com o Celta de Vigo.
Inter na estreia: Marcelo Lomba; Saravia, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Edenilson (Nonato, 27'/2ºT) e Taison (Patrick, 38'/2ºT); Caio Vidal (Palacios, 38'/2ºT), Mauricio (Praxedes, 27'/2ºT) e Yuri Alberto (Thiago Galhardo, 32'/2ºT). Técnico: Miguel Ángel Ramírez.
Já o Sport, depois dos dois gols marcados no Beira-Rio, só balançou as redes adversárias seis vezes — é dono do pior ataque do campeonato. Por outro lado, tem a segunda melhor defesa (14 gols sofridos, um a mais que o Atlético-MG).
A equipe pernambucana não consegue sair da zona de rebaixamento, fato que custou o emprego do técnico Umberto Louzer. Seu substituto foi o paraguaio Gustavo Florentín, que estreou no empate por 0 a 0 com o Athletico-PR, em Curitiba, no último domingo.
Dentro de campo, o principal reforço foi o experiente meia Hernanes, expulso na Arena da Baixada e que não enfrentará o Inter. Já o ex-gremista Thiago Neves, autor de um dos gols daquele empate por 2 a 2, estará de volta após cumprir suspensão.
Sport na estreia: Mailson; Hayner, Rafael Thyere, Sabino e Sander (Marquinhos, INT.); Marcão, Ricardinho, Paulinho Moccelin (Maxwell, 32'/2ºT), Thiago Neves e Júnior Tavares; Mikael (André, INT.). Técnico: Umberto Louzer.