Contestado por parte da torcida, o lateral Moisés ostenta desde o início do ano passado a condição de titular absoluto do flanco esquerdo do Inter. Apesar da resistência dos colorados, o fato é que as estatísticas respaldam a escolha do técnico Diego Aguirre. Afinal, o camisa 20 tem números melhores que o reserva imediato Paulo Victor na maioria dos fundamentos.
A reportagem de GZH analisou 10 atributos dos dois jogadores no site Footsats. No Brasileirão, Moisés tem desempenho superior ao reserva em passe, finalizações, cruzamentos, lançamentos e assistências. Além disso, o atleta comete menos faltas e é menos desarmado. Já Paulo Victor supera o titular apenas em desarmes, dribles e faltas sofridas.
Internamente, Paulo Victor é considerado um jogador de muita qualidade, além de uma aposta para o futuro, devido à sua juventude de 20 anos. Porém, o técnico Diego Aguirre entende que Moisés, 26 anos, possui as virtudes mais adequadas para o seu modelo de jogo.
Para fazer a análise, GZH comparou os números de Moisés e Paulo Victor em cada fundamento e dividiu pelos minutos disputados por cada um na competição. Dessa forma, é possível comparar as médias de cada um mesmo que o titular tenha atuado mais do que o reserva.
Enquanto Moisés atuou por 875 minutos ao longo de 11 partidas do Brasileirão, Paulo Victor esteve em campo por 386 minutos em oito jogos.
Confira abaixo a análise dos números de Moisés e Paulo Victor no Brasileirão:
1) Passe - Moisés
Moisés é o quarto melhor passador do Inter no Brasileirão, atrás apenas de Víctor Cuesta, Edenilson e Rodrigo Dourado. Até agora, o lateral já acertou 446 passes, com uma média de 46 passes certos a cada 90 minutos. Já Paulo Victor acertou 139 passes na competição, com uma média de 32,5 passes a cada período equivalente a um jogo.
Além disso, Moisés possui menos passes errados. Enquanto o titular possui um percentual de acerto de 88,8%, Paulo Vitor costuma acertar 82,3% dos passes.
2) Finalizações - Moisés
Moisés tem sete finalizações até agora no Brasileirão, com uma média de 0,7 conclusão a gol por jogo. Já Paulo Victor ainda não finalizou nenhuma vez na competição.
3) Cruzamentos - Moisés
Moisés é segundo melhor cruzador do Inter, atrás apenas de Edenilson. O lateral já cruzou com êxito para a grande área adversária 12 vezes, com uma média de 1,24 cruzamento correto por jogo. Já Paulo Victor, até agora, fez apenas três cruzamentos certos, o que dá uma média de 0,7 por partida.
Por outro lado, é importante destacar que Paulo Victor tem uma margem de erro menor nos cruzamentos, ainda que cruze menos. No total, Moisés cruzou 54 vezes, com uma média de 5,6 tentativa por jogo e uma margem de acerto de 22,2%. Já Paulo Victor cruzou apenas nove vezes, com uma média de 2,1 por partida e uma margem de acerto de 33,3%.
4) Lançamentos - Moisés
Moisés já deu seis lançamentos corretos no Brasileirão, com uma média de 0,62 por jogo e um percentual de acerto de 35,3%. Já Paulo Victor lançou duas vezes, o que dá uma média de 0,47 lançamento por partida. O reserva tem um percentual de acerto de 20% neste fundamento.
5) Assistências - Moisés
Mais um item em que Moisés se destaca. O titular já deu duas assistências para gol, contra nenhuma de Paulo Victor. Porém cabe ressaltar que o reserva tem uma média melhor de assistências para finalização do que o camisa 20.
6) Dribles - Paulo Victor
Mesmo tendo jogado menos, Paulo Victor tem mais dribles do que Moisés no Brasileirão. O reserva tem sete dribles bem executados e apenas uma tentativa de drible que deu errado. Considerando que o jogador atuou por 386 minutos até agora, a média é de 0,88 drible a cada 90 minutos. Já o seu percentual de acerto nos dribles é de 87,5%.
Já Moisés tentou driblar 10 vezes, com seis acertos e quatro erros e um percentual de acerto de 60%. Considerando que ele atuou por 875 minutos, a média é de 0,55 drible por período equivalente a um jogo.
7) Desarmes - Paulo Victor
Tanto Moisés quanto Paulo Victor desarmaram 15 vezes até agora. Porém, como o reserva atuou menos da metade do tempo que o titular, o desempenho do garoto de 20 anos acaba sendo bem melhor.
A média de Paulo Victor é de 3,5 desarmes por jogo contra apenas 1,55 de Moisés.
8) Perda da posse da bola - Moisés
Paulo Victor já perdeu foi desarmado 14 vezes ao longo do Brasileirão. Mesmo tendo atuado mais que o dobro do tempo do companheiro, Moisés foi desarmado 13 vezes. A média do titular é de 1,3 desarmes sofridos por jogo contra 3,3 do reserva.
9) Faltas cometidas - Moisés
Na média, Moisés comete menos faltas que Paulo Victor. O titular já cometeu 28 faltas, com uma média de 2,89 faltas cometidas por jogo. Já o reserva cometeu 14 faltas, o que dá uma média mais alta, de 3,27 falta cometidas por jogo.
10) Faltas sofridas - Paulo Victor
Até por ser mais driblador, Paulo Victor "cava" mais faltas do que Moisés. O reserva já sofreu nove faltas no Brasileirão, com uma média de 2,1 faltas sofridas por partida. Já o titular sofreu 10 faltas até agora. Porém, como atuou muito mais vezes, a sua média é de apenas 1 falta sofrida por jogo.