A decisão do Conselho Técnico da Série A do Brasileirão pela volta de público já no próximo fim de semana não irá brindar de forma imediata o torcedor colorado. Embora já esteja planejando a reabertura dos portões do Beira-Rio há cerca de um ano, o Inter ainda aguarda algumas definições da CBF e do Governo do Estado para divulgar de que forma se dará a organização de venda de ingressos e locais a serem ocupados no estádio.
A principal indefinição diz respeito à data em que as arquibancadas poderão ser ocupadas. Como o Inter jogará em Belo Horizonte, contra o Atlético-MG, no sábado (2), será preciso esperar para saber quando os comandados de Diego Aguirre voltarão a atuar dentro de casa. A diretoria trabalha com duas datas: 10 ou 21 de outubro.
Pelo atual calendário da CBF, o Colorado receberá a Chapecoense no domingo dia 10, às 11h. No entanto, a entidade nacional prometeu adiar esta partida por conta da convocação de Edenilson para servir à Seleção Brasileira na rodada tripla das Eliminatórias Sul-Americanas.
Desta forma, caso o adiamento seja confirmado, a primeira exibição em Porto Alegre será em uma quinta-feira, dia 21, às 20h, contra o Bragantino, em jogo atrasado da 19ª rodada.
— Ainda não recebemos da CBF uma posição oficial, pelo menos até agora. Acredito que amanhã (quarta-feira), a gente deva receber uma definição sobre adiamento ou não. E, principalmente, se houver o adiamento, se os jogos vão retornar com as datas já estabelecidas no calendário ou se vão ser realocadas lá para frente — disse o executivo Paulo Bracks em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na noite desta terça (28).
Além da confirmação da data, o Inter também aguarda um novo decreto estadual, ampliando a capacidade máxima de torcedores no estádio. De acordo com as normas vigentes atualmente, permite-se a presença de até 2,5 mil pessoas em eventos esportivos no Rio Grande do Sul. Uma nova diretriz deve ser definida pelo governador Eduardo Leite até o fim desta semana.
— A gente já vem trabalhando em cima disso há um ano e temos a definição de que todos os sócios terão de fazer o check-in para poder adquirir os ingressos. Abriremos uma semana antes, para dar tempo de todas as categorias fazerem o check-in. Vamos separá-los por grupos associativos. Mas, não saiu o novo decreto do Governo do Estado para sabermos qual vai ser a capacidade do estádio, se 20%, 25%, 30% ou 35%. Então, temos que esperar — avalia o vice-presidente de patrimônio e administração do Inter, Victor Grunberg.
A equipe colorada não atua diante de seu torcedor, no Beira-Rio, desde o dia 8 de março de 2020, quando venceu o Brasil-Pel por 2 a 0, pela fase classificatória do Gauchão do ano passado.
As possibilidades para retorno do público ao Beira-Rio:
10/10 – Domingo, às 11h: Inter x Chapecoense (25ª rodada)
21/10 – Quinta-feira, às 20h: Inter x Bragantino (19ª rodada)