O Inter tem um protagonista no Brasileirão deste ano: Edenilson. O camisa 8 colorado é o artilheiro do campeonato, com nove gols, e ainda soma cinco assistências na competição. Assim, ele foi decisivo para que a equipe conquistasse 14 dos 29 pontos somados até agora, o que representa 48,2% dos pontos do time de Diego Aguirre.
No clube desde 2017, quando chegou para a disputa da Série B, Edenilson vive seu melhor momento com a camisa colorada. Não à toa, as boas atuações e os números expressivos na temporada renderam uma convocação para a Seleção Brasileira — ele entrou aos 39 minutos do segundo tempo na vitória por 2 a 0 sobre o Peru, pela 10ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2022.
Tudo isso graças ao que tem feito pelo Inter. Com destaque nas cobranças de pênalti, Edenilson tornou-se o goleador do Brasileirão, com seis gols em seis cobranças. Mas ele tem, ainda, três bolas na rede sem ser da marca da cal, e é o jogador com mais participação direta em gols, já que também tem cinco assistência, chegando a 14 gols ou passes para gols no campeonato.
O camisa 8 colorado marcou ou deu passe para gols que garantiram três vitórias (Bahia, Fluminense e Fortaleza) e cinco empates (Sport, Ceará, América-MG, Corinthians e Santos) para o Inter na competição. Ele também marcou nas derrotas diante do Palmeiras e do Athletico-PR, e deu duas assistências na goleada sobre o Flamengo, mas como os gols não interferiram no resultado final, não foram contabilizados na somatória de pontos.
— É o trabalho de toda equipe. Os gols não acontecem de um só jogador — disse Edenilson após a vitória sobre o Fortaleza, com gol dele, no domingo (19).
Os jogos em que o Inter somou pontos com participação decisiva de Edenilson:
- Inter 2x2 Sport – um gol e uma assistência
- Bahia 0x1 Inter – um gol
- Inter 1x1 Ceará – um gol
- América-MG 1x1 Inter – uma assistência
- Corinthians 1x1 Inter – um gol
- Inter 4x2 Fluminense – dois gols
- Santos 2x2 Inter – uma assistência
- Inter 1x0 Fortaleza – um gol
Números de Edenilson no Brasileirão*:
- 19 jogos
- 9 gols (um gol a cada 172 minutos)
- 5 assistências
- 29 finalizações (17 certas)
- 650 passes (583 certos)
- 13 dribles
- 15 desarmes
- 20 rebatidas
- 42 perdas da posse de bola
- 17 faltas cometidas
- 25 faltas sofridas
- 4 cartões amarelos
* Dados do Footstats