A temporada de 2021 do Inter começou — ainda que em março e sem tempo para o então novo técnico Miguel Ángel Ramírez adaptasse o elenco ao seu estilo de jogo — com a promessa de que a equipe jogaria com um tipo de volante que não havia no Beira-Rio. Rodrigo Dourado voltava de lesão e foi encaixado como o titular possível, não fazendo uma boa parceria com o xará Lindoso. Na transição, Johnny era apontado como "o futuro camisa 5", mas também foi pouco aproveitado.
Com a chegada de Diego Aguirre, no entanto, o Rodrigo carioca viveu um novo momento ao lado do capitão. Todas as cinco vitórias do Inter no primeiro turno Brasileirão de 2021 — até a 18ª rodada, pois a 19ª foi adiada — tiveram Rodrigo Lindoso em campo. Sem ele, o time só empatou ou perdeu. Considerando as demais competições da atual temporada, o aproveitamento do Colorado com o volante é de 60,3%. Sem ele, o índice cai para 40,9%.
Lindoso não esteve presente no empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, no domingo (28), por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Santos no duelo anterior. Foi a quinta partida seguida sem derrota, em uma arrancada que levou a equipe da 14ª para a 10ª posição. Na última derrota, para o Athletico-PR, e na eliminação da Libertadores para o Olímpia, o volante também foi preterido por Diego Aguirre.
Para enfrentar o Sport, na próxima segunda-feira (13), o meio de campo colorado deve começar, mais uma vez, pela dupla de Rodrigos volantes. Na primeira rodada do primeiro turno, o empate em 2 a 2 com o Sport teve o único gol de Lindoso na temporada.
Os números do Inter na temporada 2021
Com Lindoso:
21 jogos (11 como titular, 10 reserva utilizado, 1.093 minutos em campo, segundo o site oGol)
11 vitórias
5 empates
5 derrotas
1 gol e 1 assistência
60,3% de aproveitamento
Sem Lindoso:
22 jogos
6 vitórias
9 empates
7 derrotas
40,9% de aproveitamento
Total na temporada:
43 jogos
17 vitórias
14 empates
12 derrotas
50,38% de aproveitamento