A semana de treinamentos do Inter será decisiva para a definição do esquema que Diego Aguirre utilizará na partida contra o Fortaleza, domingo (19), às 11h, no Beira-Rio. Com o retorno de Rodrigo Dourado, que cumpriu suspensão na partida contra o Sport, e a provável volta de Taison, o comandante colorado terá duas opções de formação para a escolha dos 11 titulares que iniciarão o compromisso válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes do intervalo de 15 dias de treinamentos, Aguirre tinha um desenho de Inter definido com Daniel; Saravia, Bruno Méndez, Victor Cuesta, Moisés; Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso; Edenilson, Taison e Patrick; Yuri Alberto. O esquema com dois volantes mais protetores dava a liberdade para que Edenilson, Patrick e Taison pudessem atacar e criar as jogadas para a definição do centroavante colorado. Entretanto, durante os treinamentos no CT Parque Gigante, o comandante uruguaio trabalhou um esquema mais ofensivo e o utilizou no início da partida diante do Sport.
Sem Dourado, em vez de colocar Johnny ao lado de Lindoso, Aguirre recuou Edenilson e escalou Caio Vidal pelo lado direito da linha de meio-campo. Dessa forma, o time ficou com peças de mais força no ataque. Para a partida contra o Fortaleza, o treinador poderá repetir a escalação que iniciou o duelo contra o Fluminense no Beira-Rio, quando o Inter venceu os cariocas por 4 a 2 — o time considerado ideal por ele antes da parada — ou manter a ideia de uma equipe com mais poder de fogo.
Dessa forma, o Inter poderia ter Rodrigo Dourado de volta ao meio-campo, porém, com a saída de Rodrigo Lindoso: Daniel; Saravia, Bruno Méndez, Victor Cuesta, Moisés; Rodrigo Dourado; Caio Vidal (Mauricio), Edenilson, Taison e Patrick; Yuri Alberto.
Caso entenda que deve manter a proteção defensiva, Aguirre colocaria Rodrigo Dourado de volta no time e Caio Vidal no banco de reservas: Daniel; Saravia, Bruno Méndez, Victor Cuesta, Moisés; Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso; Edenilson, Taison e Patrick; Yuri Alberto.
O Inter volta aos treinamentos na tarde desta quarta-feira, no CT Parque Gigante. O treinamento terá como objetivo a recuperação física dos jogadores que atuaram na Ilha do Retiro. A partir de quinta-feira, Aguirre já deverá saber se contará com Taison na partida do domingo e começará a encaminhar a escalação que enfrentará o Fortaleza, em duelo direto por uma vaga na Libertadores de 2022.