Caso tudo ocorra dentro do previsto, Diego Aguirre poderá contar com o retorno de um de seus titulares para a abertura do segundo turno do Brasileirão. Recuperado de uma artroscopia no joelho direito, realizada na metade de agosto, o argentino Renzo Saravia surge como opção para o confronto contra o Sport, agendado para o dia 13 de setembro, em Recife.
Tudo vai depender, claro, dos treinamentos ao longo desta semana. O primeiro passo será dado na tarde desta segunda-feira (6), quando ocorrerá a reapresentação do elenco no CT Parque Gigante.
— Ele vem respondendo bem e não tem sentido dores. Trabalhou com a fisioterapia, passou pelo período de transição com o Élio (Carravetta, coordenador do Departamento de Performance), e agora será reintegrado ao grupo para trabalhos com bola. Era algo que já vinha incomodando o atleta (ficar de fora). Agora esperamos que tudo corra bem — confirmou o coordenador de preparação física Paulo Paixão.
Embora tenha ficado afastado dos gramados por quase um mês, Saravia desfalcou o Inter em apenas duas rodadas, nos empates contra Santos e Atlético-GO. Na Vila Belmiro, Gabriel Mercado foi o escolhido e estreou com gol. Em Goiânia, o zagueiro virou desfalque de última hora depois de sofrer uma pancada no treino de véspera e a vaga foi preenchida pelo jovem Heitor.
Agora, resta saber se as condições físicas permitirão que Saravia retome a titularidade, ganhando uma maior sequência de jogos na segunda metade do campeonato.
— A partir do momento que o treinador entender que ele pode jogar 10 minutos, ele vai ser usado — completou Paixão.
Recomeço
Interrompido por duas lesões no mesmo joelho, Saravia busca um recomeço no Beira-Rio. Trazido do Porto por empréstimo, ainda em fevereiro do ano passado, o lateral disputou 32 jogos com a camisa colorada — curiosamente, 16 em cada uma das temporadas.
Sob o comando de Eduardo Coudet, que indicou sua contratação, foi titular da equipe até sofrer uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito, durante partida contra o América de Cali, pela Libertadores, em setembro. Com o vínculo estendido, foi reaparecer nos gramados apenas em maio deste ano, ingressando no segundo tempo da goleada sobre o Olimpia, na fase de grupos do torneio continental. De lá para cá, viu nova mudança na comissão técnica, após a saída de Miguel Ángel Ramírez e a chegada de Aguirre.
Com o treinador uruguaio, foi relacionado em oito jogos, saindo do banco de reservas uma única vez (no intervalo da derrota para o São Paulo). Só não teve maior sequência porque, em junho, testou positivo para covid-19, permanecendo 15 dias afastado.
Na prática, o jogador tem mais três meses para mostrar serviço e convencer o Inter a exercer o direito de compra estipulado em seu contrato. Embora as partes mantenham o valor sob sigilo, a informação é de que os portugueses exigem cerca de 8 milhões de euros (mais de R$ 49 milhões, pela atual cotação) para liberá-lo em definitivo. Portanto, deverão ser os últimos 20 jogos de Saravia com a camisa colorada. Ou não.
Números de Saravia pelo Inter:
Em 2020
16 jogos (todos como titular)
3 jogos pela Libertadores, 8 pelo Brasileirão e 5 pelo Gauchão
1335 minutos
Em 2021
16 jogos (13 como titular)
4 pela Libertadores, 10 pelo Brasileirão e 2 pela Copa do Brasil
1172 minutos