Desde a recuperação da recente artroscopia no joelho direito, Paolo Guerrero já emendou quatro jogos consecutivos com a camisa do Inter. O centroavante, que tem contrato até dezembro, tem sua renovação sob análise. Apesar do alto custo mensal, ele é elogiado pela postura recente, e as chances de permanência aumentaram.
Sem dores, o peruano foi titular no confronto diante do Cuiabá. Na ocasião, não teve destaque por ter voltado direto à equipe, e o entendimento interno é de que sentiu a ausência da parada em virtude da cirurgia realizada no mês de junho. A escalação se justificou pelas suspensões de Yuri Alberto e Thiago Galhardo.
Nas últimas três partidas, foi suplente e ingressou nos instantes finais. Contra o Fluminense, balançou as redes. Antes, na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, teve protagonismo no discurso para os companheiros. Diante do Santos, no último domingo (22), colaborou na busca do empate em 2 a 2.
De acordo com a cúpula colorada, Paolo Guerrero, após a tentativa de rescisão contratual em abril, concordou em se recuperar e voltar a atuar em alto nível, para apenas depois debater o seu futuro. O atacante, que completará 38 anos no primeiro dia de 2022, tem o desejo de resolver a questão o quanto antes.
O Inter, por sua vez, tem cautela em virtude do planejamento financeiro. Mesmo assim, há a percepção de que o atleta está em plena evolução e que tem sido importante no ambiente para o grupo de jogadores. Com a saída de Thiago Galhardo, ele será a principal reposição no comando de ataque em caso de ausência de Yuri Alberto.
Outra alternativa, em caso de bom rendimento, é que Guerrero ganhe a vaga de titular, com o jovem artilheiro sendo deslocado para as extremas — opção citada pelo técnico Diego Aguirre. Por isso, acredita-se que o veterano receberá mais chances e, desta forma, conseguirá comprovar que merece ter seu vínculo renovado.
O camisa 9 está à disposição para a próxima partida, contra o Atlético-GO, na penúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão. Porém, por conta da convocação para a seleção peruana, o centroavante será desfalque no jogo contra o Bragantino, no Beira-Rio, no dia 7 de setembro.