A saída de Thiago Galhardo pode abrir espaço para Vinicius Mello ganhar mais oportunidades no time principal do Inter. O centroavante, formado na base colorada, não tem sido relacionado por Diego Aguirre por estar a serviço do time sub-20. Agora, com a saída de um centroavante do elenco, a tendência é de que o atleta de 19 anos volte a ser relacionado pelo técnico uruguaio para os compromissos válidos pelo Campeonato Brasileiro.
Nesta temporada, Vinicius Mello participou de 13 partidas. Tem uma média de 18 minutos em campo e nenhum gol marcado. Enquanto Paolo Guerrero estava lesionado, o jogador era a terceira opção de Aguirre — com a volta do peruano, o jovem retornou para o sub-20 para manter o ritmo de jogo.
— Os atletas da categoria de base do Inter ficam subindo e voltando, tudo depende de como serão utilizados no profissional. Durante a semana de atividades, alguns jogadores treinam no profissional, e outros, na categoria inferior. Caso o treinador do grupo principal precise de algum atleta, ele é relacionado. Caso não seja convocado, ele fica à disposição da base para manter o ritmo — explica Felipe de Oliveira, diretor-geral da base colorada.
Vinicius Mello treina praticamente todos os dias no grupo principal. Quando Diego Aguirre precisa do jogador, ele é relacionado. Entretanto, nos momentos em que não é relacionado, fica à disposição de João Miguel, técnico do sub-20.
A última partida do centroavante pelo profissional do Inter foi contra o Cuiabá, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, ele tem atuado pelo time sub-20. Foram três jogos pela competição nacional da categoria: Flamengo, Botafogo e Chapecoense. Nesses três jogos, o centroavante foi titular e marcou dois gols.