Após duelarem na fase de grupos, Inter e Olimpia se reencontrarão nas oitavas de final da Libertadores. As partidas serão disputadas em duas quintas-feiras do mês de julho. O jogo de ida, no dia 15, será realizado no Estádio Manuel Ferreira, em Assunção. A volta, marcada para o dia 22, ocorrerá no Beira-Rio, em Porto Alegre. Quem avançar às quartas de final terá pela frente o vencedor do confronto entre Flamengo e Defensa y Justicia.
A última vez que o Olimpia entrou em campo na temporada foi no dia 30 de maio, pelo Campeonato Paraguaio. A vitória por 2 a 1 sobre o River Plate-PAR, no entanto, não foi suficiente para alcançar o título do Apertura, que ficou com o rival Libertad.
O principal desafio dos paraguaios em 2021 está fora dos gramados. O gigante paraguaio vive uma grave crise financeira, o que fez com que o elenco passasse por uma reformulação. Jogadores com maiores vencimentos foram desligados, sendo substituídos por atletas da base e algumas poucas contratações. Mesmo com as dificuldades, a Libertadores é vista como uma ótima oportunidade de amenizar as dívidas, estimadas em 52 milhões de dólares.
— Financeiramente, o Olimpia não está bem. A Libertadores também é vista como forma de colocar dinheiro no clube. Há que deixar claro que a equipe titular que se classificou para as oitavas de final praticamente não existe mais. No entanto, o Olimpia é um time com tradição na competição. Assim como em 2013 (quando foi vice), o clube não tem um plantel vasto, mas quando o Olimpia avança para os mata-matas, ele pensa grande. O objetivo do Olimpia é ir passo a passo. No momento, o pensamento é jogar tudo o que pode contra o Inter — conta Johnny Gonzalez, setorista do Olimpia na rádio ABC Cardinal 730 AM.
Ao todo, foram 12 saídas. Entre os que se despediram estão laterais Carlos Rolón, Luis de la Cruz, Jorge Rojas e Robert Ergas; os zagueiros Alan Benítez, Diego Polenta e Wilson Ibarrola; os volantes Nicolás Domingo e Rodrigo Rojas; os meias Diego Torres e Willian Candia e o atacante Édwar López.
De reforços, o técnico Sergio Orteman contará com o zagueiro Agustín Ale, que veio do Guayaquil City, o lateral-direito Víctor Salazar, do San Lorenzo, o lateral-esquerdo Tobías Castellano, do River Plate-PAR, além do lateral-direito Alan Vargas e do atacante Fernando Cardozo, que retornaram de empréstimos do Resistencia-PAR e do Videla, de Portugal, respectivamente.
Após um período de recesso, o grupo de jogadores voltou aos treinamentos no dia 18 de junho. A expectativa é de realizar ao menos três amistosos antes de enfrentar o Inter, na largada do clube paraguaio no segundo semestre. O Clausura será retomado em meio aos duelos contra os gaúchos.
Na Libertadores, o zagueiro Sergio Otálvaro e o volante Richard Ortiz, suspensos, são desfalques certos. O centroavante Roque Santa Cruz, lesionado, ainda não tem previsão de retorno.