Um dos principais líderes do vestiário do Inter, Patrick vem sendo alvo de muitas críticas do torcedor colorado. Após um rendimento abaixo da expectativa na partida diante do Palmeiras, muito se comentou sobre a permanência do meio-campista em campo durante os 90 minutos, mesmo que Diego Aguirre tivesse ainda alterações a fazer.
O atleta inclusive terminou a partida como lateral-esquerdo, tendo a sua participação na recomposição defensiva colorada, no contra-ataque que culminou no gol da vitória dos paulistas, muito questionada pela torcida nas redes sociais.
Em sua entrevista coletiva após o jogo, o comandante colorado reforçou toda a confiança que tem no meio-campista e sugeriu que a queda de rendimento possa ter relação com a sequência de jogos do camisa 88 do Inter.
— Patrick é um jogador muito importante. Sempre espero dele alguma coisa. Tem qualidade para definir o jogo. Coloquei ele mais atrás para termos uma saída melhor na transição ofensiva. Mas sei que ele vem de uma grande sequência de jogos, talvez precise descansar um pouco, mas às vezes a necessidade não permite — comentou o treinador.
A sequência citada por Diego Aguirre é referente as nove partidas consecutivas em que Patrick iniciou como titular do Inter. Desde que retornou de uma lesão muscular, na partida contra o Sport, no Beira-Rio, quando atuou por seis minutos, o atleta retomou a titularidade no jogo seguinte e nunca mais saiu. Foram três vitórias coloradas, quatro derrotas e dois empates.
Sequência de Patrick como titular
- 3/6: Vitória 0x1 Inter — Copa do Brasil (61 minutos)
- 6/6: Fortaleza 5x1 Inter — Brasileirão (59 minutos)
- 10/6: Inter 1x3 Vitória — Copa do Brasil (90 minutos)
- 13/6: Bahia 0x1 Inter — Brasileirão (90 minutos)
- 16/6: Inter 0x1 Atlético-MG — Brasileirão (90 minutos)
- 20/6: Inter 1x1 Ceará — Brasileirão (90 minutos)
- 24/6: Chapecoense 1x2 Inter — Brasileirão (90 minutos)
- 27/6: América-MG 1x1 Inter — Brasileirão (59 minutos)
- 30/6: Inter 1x2 Palmeiras — Brasileirão (90 minutos)