A lista de 24 jogadores convocados para a disputa da Copa América pela Seleção Brasileira foi anunciada nesta quarta-feira (9), mas ainda poderá passar por mudanças. Ao longo da competição continental, o técnico Tite poderá fazer até oito trocas — cinco por covid-19 e três caso a equipe avance às quartas de final. Porém, todos os substitutos precisam estar na pré-lista que foi encaminhada pela CBF à Conmebol, com 60 nomes.
É aí que entra a possibilidade de Marcelo Lomba e Edenilson, jogadores do Inter, serem chamados para a disputa da Copa América. De acordo com a apuração de GZH, eles estão nesta pré-lista e podem ser chamados em meio ao torneio pela comissão técnica.
Por conta da pandemia de coronavírus, a Conmebol alterou o regulamento da Copa América no ano passado, permitindo às seleções a convocação de até 28 jogadores para a competição. A CBF optou por chamar apenas 24 atletas para a competição. Porém, poderá trocar até cinco jogadores a qualquer momento se testarem positivo para a covid-19.
Além disso, após a fase de grupos, caso a Seleção avance às quartas de final, outras três trocas podem ser feitas — neste caso, pode ser até por questão técnica. Mas essas mudanças só podem ser feitas até 24 horas do começo da etapa eliminatória.
Até maio, estava previsto que essa lista de pré-convocados tivesse 50 nomes, mas ela foi ampliada para 60 atletas. Os clubes foram avisados da possibilidade de terem seus jogadores chamados pela CBF, mas a relação completa não é divulgada publicamente.
De acordo com a Conmebol, essas medidas têm como objetivo diminuir o impacto de eventuais surtos de covid-19 nos elencos, como visto no River Plate, que precisou escalar um jogador de linha como goleiro em uma partida de Libertadores. A equipe argentina também foi para o jogo sem reservas por não ter convocado o máximo de atletas permitido.
No caso dos jogadores do Inter, o clube foi comunicado há 10 dias sobre a inclusão de Lomba e Edenilson na pré-lista de convocados para o torneio. Desta forma, mesmo que seja pouco provável, a dupla colorada ainda pode ser chamada por Tite. O meio-campista, inclusive, é um velho conhecido do treinador, já que Edenilson foi comandado por ele no Corinthians.