O Inter acertou na noite de segunda-feira (21) a contratação do zagueiro uruguaio Bruno Méndez, de 21 anos. Revelado pelo Montevideo Wanderers, o defensor estava no Corinthians desde 2019 e chega ao Beira-Rio por empréstimo de um ano. No clube paulista, ele disputou 42 partidas e marcou um gol.
Apontado como um jogador de boa saída de bola, além da zaga, Méndez pode jogar também como lateral-direito e volante, onde chegou a ser improvisado tanto em Montevidéu quanto pelo ex-técnico corintiano Vagner Mancini. Nesta temporada, perdeu espaço após a ascensão Raul Gustavo e João Victor, dois atletas da base.
É visto pela imprensa paulista como um profissional exemplar, que nunca envolveu-se em nenhum tipo de problema no vestiário ou fora do dia a dia do clube. Vive com a namorada num apartamento em São Paulo.
— Ele tem algumas valências de todo jogador uruguaio. É um cara muito focado, determinado, concentrado. Para ele, treino é jogo e jogo é guerra — conta Rodrigo Vessoni, setorista do Corinthians na rádio Transamérica.
De pontos negativos, Vessoni destaca a inexperiência e certa afobação em alguns lances decisivos.
— Toma algumas decisões meio estabanadas, comete alguns erros que são evitáveis. Tem pênaltis que não precisava fazer. Pelo fato de ser jovem e muito voluntarioso, tem esse lado que vira e mexe e dá uma brecha, cometendo um erro ou uma falta que não precisava — pondera.
Entre os objetivos do jovem zagueiro está firmar-se como titular em uma grande equipe do Brasil para ter chances de disputar a Copa do Mundo de 2022. Em 2018, ainda antes de transferir-se para o Corinthians, foi convocado pelo técnico Óscar Tabárez para dois amistosos. Chegou a ser titular por 90 minutos em derrota diante da Seleção Brasileira, em Londres.
A chegada de Bruno Méndez contou com o aval da comissão técnica do também uruguaio Diego Aguirre, que nesta terça-feira comanda seu primeiro treino no retorno ao clube após seis anos da primeira passagem. Se quiser permanecer com o atleta após o final do ano, no entanto, o investimento colorado não deve ser baixo. Seu contrato com o Corinthians vai até o final de 2023, e os paulistas desembolsaram US$ 3,5 milhões (R$ 17 milhões, na cotação atual) para contratá-lo.