A escalação do Inter para o Gre-Nal passa pelo posicionamento de Mauricio. Confirmado como titular, o garoto de 19 anos caiu nas graças de Miguel Ángel Ramírez pela facilidade com que entendeu o complexo modelo de jogo do espanhol. A dúvida é se ele será meia ou ponta. A partir desta definição é que o treinador montará o setor ofensivo colorado.
Como Taison não está inscrito no Gauchão, uma opção é a utilização de Mauricio na sua posição de origem, como meia esquerda, ao lado de Edenilson. Nesta hipótese, Palacios e Marcos Guilherme seriam os pontas. A outra alternativa é a entrada de Praxedes, com Maurício sendo deslocado para um dos lados.
Em qualquer cenário, contudo, Mauricio será titular. Elogiado por Ramírez, o garoto destaca-se pela rápida compreensão do Jogo de Posição, filosofia praticada pelo treinador colorado.
— A proposta do Ramírez é bem parecida com a do André Jardine, meu técnico na seleção (olímpica). É uma proposta que faz o meu estilo, com pressão alta e sempre buscando ter a bola. É um jogo bem posicionado que me favorece. Eu já vinha acostumado com isso na seleção — destaca o jogador.
A rápida compreensão do modelo de jogo cativou o treinador.
— O Mauricio é um craque. É top e vai ser top. Me parece um jogador com condições incríveis, muito boas. Para mim, é mais de meio do que de ponta. Ele dá muita profundidade, tem muito bom controle de bola e finalização — elogiou Ramírez em entrevista coletiva no mês de março.
Mas apesar da preferência do treinador em escalá=lo pelo meio, o garoto foi utilizado como ponta em alguns dos melhores jogos do Inter na temporada, como as goleadas sobre o Olímpia, por 6 a 1, e o Juventude, por 4 a 1.
— A utilização do Mauricio como ponta é interessante pela movimentação que ele cria. Mas ele precisa de um meia para triangular com ele, senão ele fica preso na marcação. O ponto forte em tê-lo como ponta é a profundidade, porém, ainda acho ele melhor por dentro (como meia). Ele tem qualidade no penúltimo e no último passe e, quando o Inter perde a bola, ele já pressiona o adversário para tentar recuperar a bola rápido — avalia a comentarista do Grupo Globo, Ana Thaís Mattos.
A opinião é compartilhada pelo jornalista e analista de desempenho do projeto Footure, Rodrigo Coutinho.
— O Mauricio entendeu muito bem o modelo do Ramírez. Dificilmente se vê ele fora da posição que ele tem que estar ou se movimentando de um jeito errado. Mas, como jogador, ele é muito mais um meia. Neste ataque posicional do Inter, os pontas precisam estar muito abertos, e o ideal é que sejam jogadores de mais velocidade e força, como Caio Vidal e Marcos Guilherme — avalia.
O fato é que, seja como ponta ou como meia, a escalação do setor ofensivo colorado para o Gre-Nal de domingo (16) passa pelo posicionamento de Mauricio.
O provável time do Inter tem: Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel (Lucas Ribeiro), Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson e Praxedes (Marcos Guilherme ou Yuri Alberto); Mauricio, Thiago Galhardo e Palacios.
Confira o retrospecto de Mauricio na temporada 2021 como meia e como ponta*:
Mauricio como meia:
Brasil-Pel 1 X 2 Inter
Inter 0 X 0 São José
Always Ready 2 X 0 Inter
Juventude 1 X 0 Inter
Inter 4 X 0 Deportivo Táchira
2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas - aproveitamento de 46%
Mauricio como ponta:
Grêmio 1 X 0 Inter
Inter 6 X 1 Olímpia
Inter 4 X 1 Juventude
2 vitórias e 1 derrota - aproveitamento de 66%
* foram contabilizados apenas jogos em Maurício iniciou como titular