O Inter começa a sua caminhada rumo à final da Copa do Brasil sub-20 nesta segunda-feira (1). Depois de golear Jaciobá-AL por 8 a 0, em jogo único da primeira fase, Tupi-MG (5 a 0 e 4 a 1), pela segunda fase, e superar o Vasco (1 a 0 e 3 a 2), pela terceira fase, o Colorado agora precisa bater o Coritiba para se garantir na decisão do campeonato. O primeiro jogo será em Porto Alegre, e o da volta, no dia 4 de junho, no Couto Pereira, em Curitiba.
O adversário paranaense, apesar de não ter marcados tantos gols — exceto na primeira fase, quando fez 8 a 0 no União-MT —, também está invicto na competição, com três vitórias e dois empates em cinco jogos.
A equipe comandada por Fábio Matias, que já levou o Inter à conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2020, não enfrentou dificuldades nas duas primeiras fases da competição nacional. As três goleadas contra times de menor expressão em nível nacional mostram a força do Colorado em busca do título — na outra semifinal, Botafogo e Avaí duelam por vaga na decisão.
— Entendemos que é um jogo complicado, que temos de manter o que temos feito, construir mais, evoluir mais coisas dentro do jogo. Fazer um jogo de uma forma bem propositiva, que consiga potencializar nossas virtudes, que nossos atletas consigam se impor, técnica, tática e fisicamente. Quando se chega numa fase dessas da competição, sabemos das dificuldades que vamos ter. A equipe do Coritiba é qualificada, merece estar onde está — ressaltou o treinador colorado.
O respeito também vem do lado do Coritiba. José Leão, comandante da equipe do Paraná, já esteve nas categorias de base do Colorado. De 2001 a 2015, Leão foi treinador de diversas categorias do Inter, levando alguns títulos com a equipe gaúcha.
— Conhecemos a escola do Internacional. O treinador é muito parecido no modelo de jogo. São duas camisas de peso, duas camisetas de tradição dentro do país, então é jogo difícil. Já estamos entre os quatro melhores do país, então não vai ser jogo jogado, temos que estudar, botar em prática aquilo que a vimos trabalhando para que possamos chegar a essa final tão esperada e inédita para o clube — disse, em entrevista para a assessoria de imprensa.
Dentro de campo, o destaque do Inter é o centroavante Vinicius Mello. Ele é um dos artilheiros da Copa do Brasil sub-20, com cinco gols marcados, ao lado de Gabriel Silva, do Palmeiras, e de Arthur, do Vasco. Ambos já foram eliminados da competição. Mello é um jogador de área, com força, mas que conta com mobilidade.