Taison está de volta ao Inter. Após quase 10 anos, o jogador de 33 anos retorna ao Beira-Rio, onde foi revelado e conquistou a Libertadores de 2010. Após uma longa passagem pelo Shakhtar Donetsk, o atleta rescindiu o seu vínculo com a equipe ucraniana e ficou livre para voltar ao clube que o lançou para o mundo do futebol.
Desde a sua saída de Porto Alegre, Taison passou por dois clubes. O primeiro, foi o Metalist. No time ucraniano, o atacante disputou 83 jogos e marcou 20 gols antes de se transferir para o Shakhtar. Destaque durante a campanha colorada na conquista da Libertadores de 2010, o gaúcho de Pelotas foi vendido pelo Colorado por R$ 14 milhões (8 milhões de dólares na época).
Após disputar menos de três temporadas pelo Metalist e chamar atenção de grandes da Europa, Taison foi contratado em 2013 pelo Shakhtar por 20 milhões de dólares (cerca de R$ 40 milhões, cotação da época). Desde então, o atacante estava defendendo o clube de Donetsk até essa quinta-feira (15), quando assinou sua rescisão contratual com os ucranianos.
A passagem pelo Shakhtar foi marcada por gols e títulos:
- 299 partidas disputadas
- 55 gols marcados
- Seis Campeonatos Ucranianos
- Cinco Copas da Ucrânia
- Quatro Supercopas da Ucrânia
Individualmente, Taison atingiu o seu melhor momento no Shakhtar Donetsk. Líder dentro e fora de campo, foi eleito por duas vezes o melhor jogador do Campeonato Ucraniano. Os feitos foram nas temporadas de 2018/2019 e 2019/2020. No início de 2021, com seis meses de contrato, o jogador demonstrou o seu desejo de não renovar com os ucranianos e voltar ao Inter. Um desentendimento com o técnico português Luis Castro fez com que o atleta fosse treinar no time sub-21, até a definição de seu futuro.
Em 2018, o atacante foi convocado por Tite e fez parte da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo da Rússia. Entretanto, não foi utilizado em nenhuma das partidas. Com a camisa canarinho, foram oito jogos e um gol marcado.
Promovido ao profissional do Inter em 2008, Taison disputou 138 jogos e marcou 35 gols. Conquistou dois Campeonatos Gaúchos (2008 e 2009), a Copa Sul-Americana de 2008 e a Libertadores de 2010. Além disso, foi vice-campeão da Copa Brasil e do Brasileirão de 2009.