O técnico do Inter, Miguel Ángel Ramírez, confirmou que utilizará no Gre-Nal de sábado (3) a sua "melhor espinha dorsal" do momento. Desta forma, despontam como titulares no clássico os atletas mais assíduos nos últimos cinco jogos do Gauchão, como Zé Gabriel, Víctor Cuesta, Edenilson, Patrick e Yuri Alberto. Contudo, o treinador ainda tem cinco dúvidas na escalação — o principal dilema está no ataque.
Apesar de ter iniciado apenas um jogo no Gauchão, Yuri Alberto foi um dos quatro atletas utilizados em todos os jogos pelo treinador e deve ser titular. A dúvida é se o atacante atuará centralizado, onde rende mais, ou se será improvisado na ponta direita, abrindo espaço para Paolo Guerrero.
Se o peruano ficar no banco, Caio Vidal deve ser atração pelo lado. Contratado recentemente, o chileno Carlos Palacios ainda não deve ter condições de iniciar a partida.
No gol, a dúvida é, ao mesmo tempo, técnica e médica. Com dores nas costas, Danilo Fernandes será reavaliado e pode dar lugar a Marcelo Lomba. Na lateral esquerda, por sua vez, Ramírez aguarda a recuperação de Moisés, que sofreu um problema muscular. Caso o atleta não tenha condições, o garoto Léo Borges seguirá na equipe.
Já no meio-campo, há duas disputas bem parelhas. Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso, por exemplo, iniciaram duas partidas cada um e brigam em igualdade pela condição de primeiro volante. Na armação, Mauricio vem sendo elogiado muito pelo treinador e ameaça o lugar de Praxedes.
Apesar das indefinições, Ramírez já definiu uma espinha dorsal. A defesa, por exemplo é o setor com menos dúvidas. Rodinei, Zé Gabriel e Víctor Cuesta jogaram mais partidas que os seus concorrentes diretos e estão praticamente garantidos no clássico. Não fosse o problema médico, Moisés estaria neste grupo também.
Por fim, o quarteto Edenilson, Patrick, Praxedes e Yuri Alberto atuou em todas as cinco partidas sob o comando do espanhol até agora. Os dois primeiros são titulares absolutos e considerados fundamentais para a equipe. Já os dois últimos precisam superar a concorrência com reservas de alto calibre, como Mauricio e Guerrero.
Confira abaixo, posição por posição, o provável time do Inter para o Gre-Nal.
Goleiro: Danilo Fernandes ou Marcelo Lomba
Em condições normais, Danilo Fernandes levaria vantagem pela habilidade com os pés. Contudo, o goleiro sente dores nas costas e, por isso, pode dar lugar a Marcelo Lomba. Ainda com poucos minutos no profissional, Daniel corre por fora.
Lateral-direito: Rodinei
Foi titular em três das cinco partidas sob o comando de Ramírez e, ao que tudo indica, está na frente do garoto Heitor.
Zagueiro pela direita: Zé Gabriel
Na visão de Ramírez, o garoto se adapta melhor do que Lucas Ribeiro ao seu modelo de jogo, que exige menos força e mais qualidade na saída de bola.
Zagueiro pela esquerda: Víctor Cuesta
É titular absoluto da defesa.
Lateral-esquerdo: Moisés ou Léo Borges
Moisés é o titular, mas ainda se recupera de um problema muscular e, por isso, pode dar a lugar a Léo Borges, como ocorreu no empate com o São José, nesta quarta.
Primeiro volante: Rodrigo Dourado ou Rodrigo Lindoso
Rodrigo Dourado é o favorito pelo moral que tem no Beira-Rio. Contudo, Ramírez deu oportunidades iguais para ambos – cada um dos dois foi titular em dois jogos – e não deu indícios de quem está na frente.
Meia-direita: Edenilson
A exemplo das últimas temporadas, é titular absoluto e peça fundamental do meio-campo.
Meia-esquerda: Praxedes ou Mauricio
Praxedes é um dos quatro atletas que atuaram em todos os jogos do Gauchão sob o comando de Ramírez e, por isso, é o favorito. Contudo, Mauricio ganhou espaço nos últimos três jogos e inclusive foi chamado de "craque" pelo treinador.
Atacante pela direita: Caio Vidal ou Yuri Alberto
Em breve, o titular desta posição será Carlos Palacios. Para o Gre-Nal, Ramírez está entre "acomodar" Yuri Alberto na ponta para escalar Guerrero, ou utilizar o garoto Caio Vidal para que o ex-santista jogue na posição em que rende mais.
Centroavante: Paolo Guerrero ou Yuri Alberto
Esta dúvida promete persistir ao longo da temporada. Afinal, os dois são considerados de primeira linha.
Atacante pela esquerda: Patrick
Segue sendo titular absoluto e uma das principais armas ofensivas da equipe. A novidade é que agora o camisa 88 atua como ponta esquerda.