Com o encerramento do Brasileirão, também chega ao final a primeira temporada do projeto SuperDupla no Inter. No último levantamento das estatísticas, realizado após o empate com o Corinthians, no Beira-Rio, Marcelo Lomba se manteve como o jogador do elenco que mais pontuou e assegurou a liderança geral. Completam o top 5 colorado Edenilson, Thiago Galhardo, Víctor Cuesta e Patrick.
A cada semana, os números do elenco foram atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), apontou-se o atleta mais regular do grupo colorado. Confira os cinco melhores classificados:
Marcelo Lomba: 690,2 pontos
Jogador que mais vezes entrou em campo com a camisa colorada (64 jogos), o goleiro liderou o ranking de estatísticas pelas últimas 17 semanas. No geral, realizou 26 defesas consideradas difíceis e 77 simples.
Edenilson: 552,1 pontos
Além de manter a regularidade durante todas as competições, sendo um dos pilares da equipe, o volante subiu de produção na reta final. Por pouco não foi o autor do gol que daria o título nacional ao Inter (gol foi anulado por impedimento). Foi o jogador que mais deu assistências para finalizações (40) e o segundo que mais acertou passes (1.361), atrás somente de Cuesta.
Thiago Galhardo: 531,9 pontos
Depois de um início arrasador, quando chegou a liderar o SuperDupla, o atacante caiu de produção na segunda metade do campeonato, terminando na terceira colocação. Ainda assim, foi o artilheiro do time no ano (23 gols) e quem mais finalizou contra a meta adversária (47 vezes).
Víctor Cuesta: 523,5 pontos
O zagueiro foi o único do top 5 que conseguiu subir uma posição em relação à semana passada, ultrapassando Patrick. Atleta de linha que mais vezes entrou em campo na temporada (57 partidas), também foi o melhor passador de todo o elenco, com 1.728 passes certos — 367 a mais do que Edenilson.
Patrick: 522,4 pontos
O meia variou de posicionamento ao longo do ano e, mesmo assim, encerrou entre os cinco melhores do SuperDupla. Além de ser o maior ladrão de bolas da equipe, com 89 desarmes (25 a mais do que o segundo colocado, que foi o lateral Moisés), Patrick ainda chegou na vice-liderança em assistências (36).
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9