O Inter largou com vitória no Gauchão. O Colorado venceu o Juventude por 1 a 0, no Beira-Rio. O gol da partida foi marcado por Guilherme Pato, aos 13 minutos do primeiro tempo. O atacante de 20 anos, que costuma atuar pelas pontas, está de volta ao clube gaúcho após período de empréstimo para a Ponte Preta.
No clube paulista, pela Série B do Brasileirão, foram quatro gols marcados em 31 partidas disputadas. No retorno a Porto Alegre, recebeu a confiança do técnico Fábio Matias, escalado para comandar o time no início do Estadual. O treinador destacou o amadurecimento do jogador.
— É um atleta que teve um crescimento muito bom na Série B do Brasileirão. Ele teve um desempenho adequado (na partida contra o Juventude). Isso é um processo que a direção do profissional vai avaliar (o desempenho). O gol foi merecido, com uma boa qualidade de finalização. É um menino que está mais maduro e consciente do que tem que fazer no momento —ressaltou.
Guilherme Pato participou da conquista do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Inter em 2020. Foi dele o gol na decisão contra o Grêmio, que acabou levando a partida para os pênaltis, onde o Colorado levou a melhor. Desta vez, a emoção foi por marcar o primeiro gol entre os profissionais.
— Não tenho nem palavras para agradecer. Estou muito feliz de fazer o meu primeiro gol com a camisa do Inter. Tive uma passagem pela Ponte Preta na temporada passada, mas estou muito feliz de voltar. É o clube em que cheguei com nove anos. Sou um colorado doente. Minha família toda também é colorada. Só tenho que agradecer a Deus — comemorou.