Tratado como reforço encaminhado pelo o Sport Recife, Uendel pode ter outro destino. O Inter foi procurado por outros clubes para tentar levar o lateral-esquerdo. Desta forma, o estafe do jogador analisa as condições de cada oferta e poderá mudar a decisão pela nova casa do atleta. Com isso, dificilmente ele seguirá no Beira-Rio nas próximas semanas.
O discurso adotado pela direção colorada é de valorização do camisa 6. Segundo os dirigentes, Uendel está à disposição da comissão técnica. Porém, a intenção é valorizar Léo Borges na disputa de posição com Moisés. Desta forma, ele seria a terceira alternativa para o flanco esquerdo defensivo.
Em entrevista ao Show dos Esportes, na última sexta-feira (12), o executivo do clube, Paulo Bracks, alertou que o Sport não era o único interessado:
— (O Uendel) Recebeu mais de uma proposta. Há uma possibilidade de saída, mas enquanto isso ele mantém a programação normal de treinos. Se houver alguma novidade, nós confirmaremos. Mas há, sim, uma possibilidade de saída — afirmou.
Após o vazamento do interesse dos pernambucanos, o Cuiabá acelerou as conversas pelo ala. Uma proposta com pagamento de metade dos vencimentos salariais foi acenada aos dirigentes colorados que analisam a condição. O América-MG tem informações sobre as condições, mas considera o investimento pelos custos elevados. Por isso, o Sport ganhou concorrência enquanto não concluiu os procedimentos para efetuar a transferência.
O custo mental do atleta, que tem vínculo com o Inter até o final de 2021, se aproxima de R$ 300 mil mensais. O objetivo colorado é tentar seguir pagando o salário e investir em outra peça para Miguel Ángel Ramírez. Uendel está clube desde 2017, mas perdeu a titularidade absoluta em 2018 para Iago e viu Moisés assumir a condição na última temporada. Pelas últimas atuações, apesar de ser considerado uma liderança positiva, foi criticado pelos torcedores.