O Inter nunca esteve tão próximo da conquista de um título brasileiro na Era dos pontos corridos como agora. Mesmo em anos em que foi vice-campeão — 2005, 2006 e 2009 —, havia no final da disputa uma desvantagem em relação ao líder, o que gerava a necessidade de combinações de resultados paralelos.
Agora, é diferente. São cinco partidas em que a dependência é apenas do desempenho próprio, com uma possibilidade otimista de ser campeão antes da última rodada.
Os adversários dos últimos cinco jogos estão em situações diversas na tabela. Há um oponente direto na luta do título, o Flamengo; um que luta para fugir do rebaixamento, o Sport; e outros três que estão em posições intermediárias da tabela e que vislumbram participação na Libertadores ou Copa Sul-Americana — casos de Athletico-PR, Corinthians e Vasco. Dois jogos são em casa para os colorados, e as outras três partidas serão fora do Beira-Rio.
4/2, 21h - Athetico-PR - Arena da Baixada
O time paranaense ocupa a oitava posição na tabela e estaria classificado para a Libertadores, mas tem mais quatro clubes com os mesmos 45 pontos. Isto garante interesse pleno para o confronto desta quinta-feira.
10/2, 19h - Sport - Beira-Rio
O Sport está fora da zona de rebaixamento e pode fazer contra o Inter o "jogo da fuga". Para os pernambucanos, está garantido o caráter decisivo da partida em Porto Alegre.
13 ou 14/2, horário a definir - Vasco - São Januário
Na tabela atual, o time vascaíno ainda não se livrou da ameaça de rebaixamento. Na antepenúltima rodada do Brasileirão, certamente estará jogando com total interesse, seja contra o Z-4 ou, em menor escala, por vaga na Copa Sul-Americana.
21/2, horário a definir - Flamengo - Maracanã
Disputante direto ao título pela classificação atual, conta necessariamente com este confronto com o Inter para manter suas possibilidades. Para os colorados, pode, mantendo-se a vantagem obtida até agora, significar o jogo que pode valer a conquista antecipada.
24/2, horário a definir - Corinthians - Beira-Rio
O clube paulista ainda está na luta por vaga na Libertadores em sua fase preliminar. Provavelmente, se manterá nesta condição até o final do campeonato — e com interesse na competição.
Para as últimas partidas do Brasileirão, o Inter seguirá tendo todos os cuidados com seus jogadores e com a logística. Até agora, em viagens com rotas sem escalas, são usados voos comerciais, como acontecerá novamente na ida para Curitiba para a partida contra o Athletico-PR.
No Beira-Rio, porém, já foi estudada a possibilidade da utilização de voos fretados para os dois jogos no Rio de Janeiro, contra Vasco e Flamengo. A diretoria colorada também aguarda, por parte da CBF, a oficialização de datas e horários das três rodadas finais da competição.