Com mais de 30 dos 50 anos de vida dedicados ao futebol, Julinho Camargo arrisca um diferente na carreira. Se olharmos de frente para o campo, o agora ex-técnico deixa a casamata e passa a integrar a diretoria, mais distante das quatro linhas, mas ainda com suas ideias fazendo a bola rolar. Julinho terá a missão de fazer a transição entre os times das categorias de base com o principal do Inter.
— É um assunto que fez parte de toda minha carreira, trabalhar com jovens entre 17 e 20 anos. Estou muito feliz com essa mudança na carreira, saindo da função de treinador para a de gerente, e estou me jogando de cabeça para fazer que este elo, essa ligação entre os setores do clube, funcione da melhor maneira possível — comentou, em entrevista ao Show dos Esportes, nesta terça-feira (12).
A atividade de gerente de transição consiste em coletar informações em Alvorada, onde a base colorada treina e joga, e trazê-las para o Beira-Rio, onde a comissão técnica do time principal também passa demandas para que Julinho busque soluções entre os garotos.
— São dois mundos muito distintos, é importante que a gente auxilie a gurizada para que eles cheguem mais prontos para o nosso chefe Abel Braga — comenta o novo gerente, ressaltando a característica de "clube formador" que vê no Inter em boas e más fases.
O técnico Abel Braga e a direção colorada foram determinantes para que Julinho Camargo deixasse o comando técnico do Tombense, de Minas Gerais, onde fazia a Série C e tinha contrato renovado, para voltar a Porto Alegre. Ele não esconde que terá saudades da casamata e rotina de jogos em campo, mas entende que a mudança de função faz parte do amadurecimento na carreira.
— É muito boa a postura com a qual o Abel nos recebe. A direção tem um olho para este projeto de três anos da base muito bem desenhado. Foi acreditando neste projeto que aceitei o convite — justificou, sugerindo: — Todos os grandes clubes deveriam ter essa transição. Este processo acontecendo significa mais jovens se preparando e também ajuda pela questão financeira.