Autor de três gols na goleada do Inter sobre o São Paulo, Yuri Alberto vai se consolidando cada vez mais como titular de Abel Braga. O centroavante de 19 anos foi responsável por nove gols nos últimos 14 jogos. Nos últimos três jogos, o atleta marcou cinco vezes. Na ausência de Thiago Galhardo, o jogador foi escolhido por Abel para ser a referência do ataque colorado e se tornou protagonista da equipe nesta reta final de Brasileirão.
Filipe Duarte, repórter de GZH e responsável pelo Desenho Tático, explica que o protagonismo de Yuri Alberto passa muito por suas características. Comparado com Thiago Galhardo, titular até sofrer uma lesão na panturrilha, o atleta de 19 anos é o verdadeiro centroavante à disposição, para que o estilo de jogo pensado por Abel Braga seja colocado em prática.
— Na comparação com Thiago Galhardo, Yuri Alberto é um centroavante de ofício, enquanto é um meia-atacante de origem. Para este modelo de jogo de Abel, em que o Inter se retrai mais do que na época de Coudet e usa os lançamentos como desafogo, o segundo tem se mostrado uma alternativa melhor. Além disso, talvez por ser mais jovem, ele tem um poder de arranque maior e, portanto, capacidade de ser acionado para contra-ataques em velocidade. Isso sem falar no jogo aéreo, claro — explicou.
Seguindo a mesma lógica, Diogo Olivier, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH, ressalta que Abel Braga aproveitou as características do jogador para implementar o seu estilo de jogo no Inter. Dessa forma, ele pôde dar mais liberdade para Yuri Alberto jogar na função em que ele treinou desde o início de sua carreira.
— O Abel definiu um jeito de jogar para o Yuri Alberto. Depois que ele é definido como jogador de profundidade ao lado de uma atleta de velocidade, como o Caio Vidal, ele passou a render muito mais. Ele chegou a atuar aberto pela esquerda, em um 4-1-4-1, na Bombonera, contra o Boca Juniors. Mas, quando ele é fixado como homem de área, para ser a referência, junto com o Caio Vidal, ao contrário de como ele era escalado na época de Eduardo Coudet, que ele atuava ao lado de outro centroavante, ele começou a render mais. Ou seja, a maneira como o Abel o colocou para fazer a profundidade do time, deixou o Yuri mais a vontade. Esse é o ponto que o treinador acertou — comentou.
Números de Yuri Alberto desde a chegada de Abel Braga
- 14 jogos
- Sete como titular
- Sete como reserva
- 717 minutos jogados
- 51 minutos por jogo
- 9 gols
- 1 gol a cada 79 minutos
- 1 assistência
Luciano Périco, narrador e apresentador da Rádio Gaúcha e colunista de GZH, por outro lado, já projeta o futuro da equipe colorada. Aproveitando a boa fase de Yuri Alberto e contando com o retorno de Thiago Galhardo, na sua visão, Abel já precisa pensar na maneira de acomodar os dois atletas juntos entre os titulares.
— Com Eduardo Coudet, Yuri Alberto recebeu poucas oportunidades. Teve lesão muscular e covid-19. Logo após a chegada de Abel Braga, o atacante não assumiu a titularidade. A opção do atual treinador colorado é colocá-lo como o homem mais próximo do gol. Abelão gosta de jogadores de velocidade pelo flanco - como Caio Vidal, Marcos Guilherme e Peglow - e um homem de referência na frente. Com isso, ele disputa posição com Thiago Galhardo. Com a lesão do goleador da temporada, Yuri Alberto conseguiu uma sequência de partidas mais avançado. Discordando de Abel, penso que os dois devem jogar juntos quando estiverem à disposição. Não se mexe em goleadores. Ambos precisam ser acomodados no time — projetou.