Recém-eleito presidente do Inter, Alessandro Barcellos já identificou o técnico que deseja ver treinando a equipe colorada em 2021. Trata-se do espanhol Miguel Ángel Ramírez que, há duas temporadas comanda o Independiente del Valle, do Equador.
Neste Desenho Tático, Filipe Duarte apresenta as características da equipe equatoriana, que venceu a Copa Sul-Americana de 2019 e, na Libertadores deste ano, ainda na fase de grupos, goleou o Flamengo por 5 a 0. Confira no vídeo acima.
— O Independiente está buscando um substituto ideal, que mantenha a filosofia, o esquema e a identidade que o time teve nos últimos anos. Um jogo rápido, aberto pelos lados do campo. Um jogo ofensivo, que se projeta para o ataque com muita rapidez, poucos toques na bola, precisão e eficácia para chegar ao gol rival — Julio Paredes, repórter da Rádio Redonda FM, de Quito.
Ramírez iniciou a carreira aos 19 anos, nas categorias de base do Las Palmas, da Espanha. Depois ainda passou pelo Alavés e trabalhou também no Catar, até chegar ao clube equatoriano em 2018. Contratado para aprimorar a formação de jovens atletas, foi guindado ao time principal no ano passado. Adepto do "jogo apoiado", o espanhol adota o sistema tático 4-3-3, tendo como virtude a posse de bola e a troca rápida de passes.
— Ramírez é um técnico que privilegia muito o jogo de posição. Ele é muito ofensivo. Gosta de colocar os laterais atuando pelo interior. Ele gosta de uma bola rente ao chão, não gosta do jogo direto. Ele gosta que o goleiro jogue junto com os defensores e meio-campistas. Ele tem um jogador central no meio de campo que é o encarregado de distribuir e ordenar as composições ofensivas. É a peça central do time — avalia Theo Posso, repórter da DirecTV, do Equador.
Porém, o jornalista equatoriano faz uma ressalva: ao mesmo tempo em que aprecia um time ofensivo, o treinador sofre com os contra-ataques, fato que ficou evidente na goleada de 4 a 0 sofrida para o Flamengo, no Maracanã.
— Ele se expõe muito defensivamente. Ele se defende muito com uma linha de quatro e às vezes a equipe rival tem uma superioridade numérica. Mas o Independiente Del Valle com ele gosta muito de ter posse de bola. Ele preza por um bom espetáculo e um futebol bem jogado — completa Posso.