O Inter enviou, na última sexta-feira (11), a lista atualizada de atletas inscritos para disputar a Libertadores. A relação de 38 jogadores conta com diversas novidades, como garotos campões da Copa São Paulo e os reforços contratados depois da parada do futebol. Entretanto, dois nomes que saltaram aos olhos: Paolo Guerrero e Rodrigo Dourado.
O peruano sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito e não joga mais em 2020. O centroavante passou recentemente por cirurgia e levará um longo tempo até que possa atuar novamente em alto nível. Ou seja, Guerrero não tem condições de atuar nesta edição da Libertadores.
A manutenção do atacante com a camisa 9 na lista é simbólica por dois motivos. Primeiro, como uma forma para que o atleta continue se sentindo valorizado e parte do grupo, como uma "homenagem". Segundo, simplesmente porque a Conmebol permitiu a inscrição de 40 atletas (e não mais 30). Aliás, houve uma atualização nesta segunda (14) que permite agora que 50 jogadores sejam regularizados. Ou seja, o artilheiro segue inscrito por haver "lugares de sobra".
Por outro lado, Rodrigo Dourado vive a expectativa de retornar aos gramados. Quinze meses depois da última partida pelo clube, o atleta já está liberado para realizar a maior parte dos treinamentos com o grupo. Há uma expectativa interna pelo retorno do volante. E sim, Coudet conta com ele para a disputa da maior competição da América.
Uma conversa de "Chacho" com Rodrigo Dourado animou o volante. Recentemente, o treinador afirmou em entrevista coletiva que "não pode apressar" a volta do meio-campista. Na conversa entre ambos, Dourado gostou dos planos do argentino para ele e acredita que pode atuar em alto nível ainda em 2020.
O Inter ainda não enviou à Conmebol a lista extra de 10 atletas que poderão atuar na Libertadores. Porém, a dezena de jogadores deverá vir inteiramente das categorias de base.