Eduardo Coudet define o time do Inter para o Gre-Nal que decidirá o campeão do segundo turno do Gauchão na tarde desta terça-feira (4). A atividade está marcada para às 15h30min e não deve trazer preocupações para o treinador colorado, já que sem o suspenso Saravia, ele deve optar por Rodinei na lateral direita. Porém, fora de campo, o departamento jurídico do clube estará em ação nesta terça e a presença do técnico argentino na partida contra o Grêmio dependerá do desempenho dos advogados colorados.
Denunciado pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, assim como o meia D'Alessandro, ele vai ser julgado por meio eletrônico, em sessão virtual, a partir das 17h, pela segunda comissão disciplinar.
A razão do julgamento está na súmula do árbitro Daniel Nobre Bins, que dirigiu o clássico Gre-Nal do dia 22 de julho, em Caxias do Sul.
"Relato que ao final da partida já dentro do vestiário com o restante da equipe de arbitragem fui informado pelo delegado da partida, Marcos Roberto C. de Almeida de um incidente em que o treinador do Internacional, Eduardo Coudet e o atleta de número 10, Andrés Nicolás D'Alessandro proferiram ofensas contra o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman"
O delegado da partida encaminhou um relatório que foi anexado à súmula da partida. No documento, o episódio é narrado da seguinte forma:
"Após o final da partida, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, se deslocava para a saída do Estádio Centenário e ao passar em frente ao corredor de acesso ao vestiário do SC Internacional foi interpelado aos gritos pelo técnico da referida equipe, Eduardo Germán Coudet, que passou a proferir as seguintes palavras : " está na tua conta! está na tua conta ! fizeram o que quiseram". Na sequência, o atleta Andrés Nicolás D'Alessandro, aos gritos proferiu as seguintes palavras :" Está feio o teu trabalho! Eu sei porque! Hein, o D’Ale fala ! eu sei porque! , eu o D’Ale fala deixa de ser parcial! Caralho! deixa de ser parcial hein! deixa de ser parcial hein!”. Os mesmos foram contidos pelo supervisor do SC Internacional, Adriano Loss e pelo vice-presidente de futebol Alessandro Barcellos".
Com base na súmula e no relatório do delegado, a procuradoria ofereceu denúncia contra Coudet, com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código". A pena em caso de punição é de um a seis jogos de suspensão.
— Não creio e não penso que vá haver nenhum tipo de sanção. Da minha parte, nunca houve falta de respeito, nunca agredi ninguém verbalmente, simplesmente reclamei. Foi simplesmente uma reclamação que eu acreditava que era óbvia. Uma sanção seria injusta e não seria lógica — comentou Coudet, após a vitória na semifinal diante do Esportivo.
Já D'Alessandro, mesmo não sendo titular, segue a grande referência colorada nos últimos anos e por isso perder sua liderança de vestiário num jogo decisivo também preocupa o contexto do Inter. O camisa 10 foi enquadrado no artigo 243-C do CBJD, que menciona "ameaçar alguém, por palavra, escrito, gestos ou por qualquer outro meio, a causar-lhe mal injusto ou grave". A pena prevista, em caso de condenação, varia entre 30 e 120 dias, e multa entre R$100 e R$ 100 mil.
Se punida, a dupla argentina deverá perder o Gre-Nal marcado para quarta-feira (5) e que dará ao vencer o título do returno e o direito de enfrentar o Caxias na decisão do Gauchão.
— Em eventual punição do denunciado, ela surte efeitos para o dia seguinte. O eventual condenado tem direito a recorrer e pedir efeito suspensivo — explica Alberto Franco, procurador-geral do TJD-RS.