Aguardando o posicionamento da prefeitura sobre a liberação ou não de jogos em Porto Alegre, o Inter já tomou todas as medidas necessárias para receber o clássico Gre-Nal da próxima quarta-feira (22). Preocupado com a segurança e diminuição dos riscos de contaminação da covid-19, o clube estabeleceu um rígido protocolo de controle, segurança e saúde de todas as pessoas envolvidas na partidas.
O vice-presidente de administração do clube, Victor Grunberg, garante que o clube vem trabalhando intensamente desde o mês de maio, quando o protocolo começou ser desenhado e apresentado à Federação Gaúcha de Futebol, para prevenir qualquer tipo de contaminação do coronavírus nas dependências do Estádio Beira-Rio.
— Se o jogo fosse amanhã pela parte da manhã estaríamos prontos. Obviamente, respeitamos tudo que for decidido pelas autoridades da FGF, da prefeitura e do governo. Mas estamos confiantes que nosso protocolo sanitário é seguro para recebermos as partidas no Beria-Rio — comentou.
Para garantir o sucesso do protocolo e evitar a proliferação do vírus, o Inter montará um corredor de sanitização onde passarão todas as pessoas que ingressarão no Estádio para trabalhar e atuar. Com apenas três entradas do Beira-Rio liberadas, o objetivo é ter o controle total e garantir a higienização de todos.
— No corredor terá um totem com álcool gel e um tapete sanitizante para que todos passem. Além disso, haverá a medição de temperatura e o preenchimento de um formulário médico. Todos dos envolvidos no jogo passarão por esse corredor de descontaminação e de controle médico — garantiu o dirigente.
As entradas serão divididas entre: jogadores, imprensa e portão 3. Podendo haver alterações, devido à solicitações da Federação após a reunião do fim da tarde desta quarta-feira (15).
A utilização das cabines de sanitização foi estudada pelo clube para auxiliar na higienização dos envolvidos no jogo. O Inter chegou a testá-las no CT Parque Gigante, mas por determinação da Anvisa precisou desativá-las. O uso da ferramenta está proibido em todo o território brasileiro.
Questionado sobre se estava confiante para a reunião entre as autoridades da prefeitura e da FGF para a liberação de jogos em Porto Alegre, Victor Grunberg preferiu elogiar o trabalho da sua equipe e confiar na decisão que será tomada pelas órgãos competentes.
— Tenho total confiança no trabalho que estamos fazendo e nas autoridades responsáveis por liberar ou não a retomada do Gauchão. O que for decidido por eles, o clube irá acatar. Se houver partida, todos os protocolos estão prontos e aguardamos alguma solicitação de alteração — finalizou.