O técnico do Inter, Eduardo Coudet, planeja dar mais oportunidades para o meio-campista Nonato, 22 anos. Antes da interrupção da temporada, o garoto vinha sendo trabalhado em uma nova função e agradava ao comandante. Elogiado pela boa forma física, o jogador é considerado um "reforço" pelo treinador e deve brigar por vaga no time titular quando o futebol for retomado.
— O Nonato está muito bem neste aspecto (parte física). Isso nos leva a ter uma participação mais importante de alguns jogadores que não pudemos contar tanto. Vê-los em uma melhor forma física e com a possibilidade de nos ajudar nos faz pensar que praticamente vamos contar com alguns reforços — disse o técnico, em entrevista coletiva na última sexta (26).
Em 2019, sob o comando do técnico Odair Hellmann, Nonato era considerado um "meia cadenciador" e atuava mais aberto pela esquerda, disputando posição com Patrick. Já com Coudet, o jogador passou a treinar em uma função diferente, mais centralizado e com novas exigências. No início, o garoto inclusive teve dificuldades de adaptação.
— No começo do trabalho, é difícil assimilar tão rápido. Era uma posição que eu nunca tinha jogado, nem no tempo de base — confessou o meio-campista, em entrevista à Rádio Gaúcha no dia 27 de março.
A nova posição é complexa e considerada importantíssima para o funcionamento do esquema tático de Coudet. Quando o time tem a bola, o primeiro volante Musto recua e vira uma espécie de terceiro zagueiro. Desta forma, é necessário que um outro meio-campista se posicione de forma centralizada, participe da armação de jogadas e também avance até o campo adversário, acumulando funções defensivas e ofensivas.
Nos primeiros jogos do ano, Rodrigo Lindoso fez esta função. No Gre-Nal da Libertadores, o escolhido foi Edenilson. Já no último jogo antes de o futebol ser paralisado pela pandemia, contra o São José, pelo Gauchão, Nonato recebeu uma oportunidade. E correspondeu.
O garoto atuou como meio-campista centralizado, com Rodrigo Lindoso mais atrás e Edenilson e Patrick a sua frente. Marcou dois gols e foi o grande destaque da goleada colorada por 4 a 1.
É ali que Nonato deve ser aproveitado por Coudet quando o futebol for retomado, inclusive disputando vaga na equipe titular. Afinal, o garoto seria uma boa alternativa para liberar Edenilson para avançar pela direita, sua especialidade.