Depois de deixar o Inter no começo de 2009 para jogar no futebol russo, Alex retornou ao Brasil após dois anos para atuar com a camisa do Corinthians. No dia 23 de outubro de 2011, botou os pés no gramado do Beira-Rio mais uma vez, mas para jogar como visitante, repetindo o que Fernandão havia feito um ano antes, quando defendia o São Paulo. A história foi parecida com a do capitão da Libertadores e do Mundial.
Ainda no primeiro tempo, Alessandro, do Corinthians, foi expulso, com isso aumentou a pressão colorada para cima do time paulista. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Nei, de cabeça, abriu o placar depois de receber cruzamento.
A partida já se encaminhava para o final com vitória do Inter, mas, aos 42 minutos, D'Alessandro fez falta em Alex e foi expulso. Na cobrança, o ex-jogador do Inter bateu e empatou.
O Corinthians, de Alex, acabaria sendo campeão brasileiro, dois pontos à frente do Vasco. Já o Inter chegaria em quinto lugar, com 11 pontos atrás do líder da competição. No ano seguinte, o meio-campista foi bicampeão da Libertadores, sendo titular da campanha do Timão.
Após sair da capital paulista, o jogador ficou uma temporada no Catar e retornou para o Inter em 2013, permanecendo até 2016, ano do rebaixamento colorado para a Série B do Brasileirão. Desde então, está aposentado.