Neste domingo (21), a partir das 16h, a Rádio Gaúcha retransmite a partida entre Inter e Chivas Guadalajara, valendo o título da Libertadores de 2010. A iniciativa faz parte do projeto Saudade do Esporte, que nas últimas semanas vem celebrando os principais títulos da dupla Gre-Nal.
O time montado para 2010 era uma mistura de atletas já consagrados com a camisa colorado com recém-chegados e jogadores formados nas categorias de base do clube. Daquele Inter que reconquistou a América, cinco jogadores haviam vencido a Libertadores de 2006 pelo clube.
Dos titulares na final, quatro foram formados na base do clube — dois deles (Renan e Sobis) retornaram ao Inter naquele ano. Assim como eles, o volante Tinga voltou ao Colorado em 2010. O único recém-chegado ao clube era o lateral-direito Nei. Os demais já estavam no elenco vice-campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2009, como Bolívar, Índio, Kléber e D'Alessandro.
Confira como se formou o Inter de 2010:
Renan
Reforço para a temporada. Apesar de ser cria da base do Inter, saiu em 2008 para o Valencia, da Espanha, e retornou ao clube em 2010.
Nei
Reforço para a temporada. Foi um dos melhores laterais-direitos do Brasileirão de 2009 e, assim, acabou contratado pelo Inter para a temporada seguinte.
Bolívar
Já estava no grupo. Apesar de ter feito base no Grêmio, o zagueiro foi campeão da América pelo Inter em 2006. Saiu para o Monaco ainda antes do Mundial e retornou em 2008.
Fabiano Eller
Já estava no grupo. Campeão da Libertadores e do Mundial em 2006 pelo clube, saiu em 2007, mas voltou dois anos depois para reconquistar a América.
Índio
Já estava no grupo. Rodado, o zagueiro chegou ao clube em 2005 e não saiu mais. Aposentou-se dos gramados em 2014.
Juan Jesus
Cria da base. Subiu naquele ano aos profissionais, mas teve poucas oportunidades e foi vendido para a Inter de Milão em 2012.
Tinga
Reforço para a temporada. Iniciou no Grêmio, mas fez história mesmo no Inter, com o título da Libertadores em 2006. Foi negociado com o Borussia Dortmund, da Alemanha, e voltou em 2010 para conquistar a América de novo.
Guiñazu
Já estava no grupo. Chegou ao clube em 2007, contratado junto ao Libertad, do Paraguai, justamente para ser o substituto de Tinga, que havia sido vendido no ano anterior. Permaneceu até 2012 no Inter, com inúmeros títulos na bagagem.
Rafael Sobis
Reforço para a temporada. Mais um que iniciou no Inter e esteve na conquista da Libertadores em 2006. Em sua segunda passagem no clube, chegou em 2010 e marcou na decisão, assim como havia feito quatro anos antes.
D'Alessandro
Já estava no grupo. Foi contratado pelo clube gaúcho em 2008 como a grande estrela que, de fato, provou ser. Chegou em um negócio que envolveu o repasse de um percentual do passe da promessa Tales Tlaija ao Zaragoza, da Espanha.
Giuliano
Já estava no grupo. Revelado pelo Paraná, foi contratado pelo Inter em 2009 para ser o substituto de Alex. Mesmo saindo muitas vezes do banco de reservas, foi fundamental na conquista da América em 2010, com direito a gol nos dois jogos da final.
Sandro
Cria da base. Subiu para os profissionais do Inter em 2008, mas virou titular mesmo em 2010, já que Edinho deixou o clube. Naquele ano ainda, foi negociado com o Tottenham, da Inglaterra.
Taison
Cria da base. O meia-atacante começou no Progresso, em Pelotas, mas foi contratado pelo Inter ainda para as categorias de base. Destacou-se e foi promovido aos profissionais em 2007, anos antes do bi da América.
Leandro Damião
Já estava no grupo. Foi contratado do Atlético de Ibirama em 2009 para o Inter B, do qual foi artilheiro. No ano seguinte, foi reserva de Alecsandro, mas entrou no segundo jogo da final da Libertadores e marcou o segundo gol dos 3 a 2 do Inter sobre o Chivas Guadalajara.
Éverton Costa
Reforço para a temporada. Terminou a base no Grêmio, mas ficou pouco tempo no rival colorado. Foi contratado por empréstimo pelo Inter em 2010 depois de boas aparições pelo Caxias. Chegou a entrar na final da Libertadores, mas sem destaque.
Alecsandro
Já estava no grupo. Rodado, o centroavante Alecsandro chegou ao Inter em 2009 e foi artilheiro da equipe na temporada. Foi titular na conquista da Libertadores de 2010.
Kléber
Já estava no grupo. Experiente, o lateral-esquerdo vinha de boas temporadas pelo Santos. Chegou ao Inter em 2009 e foi titular do clube até 2013.
Abbondanzieri
Reforço para a temporada. Tricampeão da América pelo Boca Juniors, o goleiro argentino "Pato" Abbondanzieri chegou ao Inter em 2010 para conquistar sua quarta Libertadores. Logo depois, encerrou a carreira.
Sorondo
Já estava no grupo. O zagueiro uruguaio chegou ao Inter em 2007, depois de anos na Europa e breve passagem pelo Defensor, do Uruguai. Foi reserva na campanha de 2010, mas entrou em alguns jogos e fez até mesmo um gol nas quartas de final.
Andrezinho
Já estava no grupo. Andrezinho chegou ao Inter em 2008 e firmou-se como um 12º jogador da equipe, entrando em diversos jogos. Em 2010, chegou a ser titular em alguns momentos, mas terminou a Libertadores na reserva.
Wilson Matias
Reforço para a temporada. Contratado junto ao Monarcas Morelia, do México, o volante era considerado um grande reforço por todo o destaque que teve na América do Norte. Porém, foi reserva e não rendeu o esperado.
Lauro
Já estava no grupo. Chegou ao clube em 2008 e ganhou a condição de titular do ídolo Clemer, sendo titular na conquista da Copa Sul-Americana daquele ano. Dois anos depois, porém, virou terceiro reserva e não disputou nenhuma partida da Libertadores de 2010.
Edu
Já estava no grupo. Foi contratado junto ao Real Betis, da Espanha, em 2009. De grande reforço, virou apenas um reserva que pouco entrava no time. No fim de 2010, rescindiu seu contrato no Beira-Rio.
Bruno Silva
Reforço para a temporada. O lateral-direito uruguaio foi uma indicação do seu compatriota Jorge Fossati e chegou por empréstimo junto ao Ajax, da Holanda. Acabou sendo pouco aproveitado e deixou o clube em agosto de 2010.
Glaydson
Já estava no grupo. O volante chegou ao Inter em 2009 e entrou em duas partidas da Libertadores de 2010. Sem destaque, porém, deixou o clube no ano seguinte.