Dando sequência à série de matérias sobre grandes vitórias do Inter como visitante ao longo da história, GaúchaZH recorda um dos jogos mais emblemáticos da campanha vitoriosa no Brasileirão de 1979, em que a taça foi conquistada de maneira invicta. No jogo de ida da final, contra o Vasco, no Maracanã, brilhou a estrela do atacante Chico Spina, autor dos dois gols daquela noite.
Embora tivesse sido bicampeão nacional em 1975 e 1976, o Colorado não entrou no campeonato como um dos favoritos. Isso porque a equipe vinha de um primeiro semestre decepcionante, terminando o Gauchão em terceiro lugar. Isso fez com que a direção trocasse o comando da equipe, trazendo Ênio Andrade, que estava no Coritiba.
O novo técnico não demorou para justificar sua contratação, fazendo o time engrenar. Com 94 clubes envoltos no torneio, o regulamento daquele ano previa três fases de grupos antes dos mata-matas. Nas três primeiras, o Inter terminou como líder. O Vasco, por sua vez, ingressou apenas na segunda etapa. Nas semifinais, o Colorado passou pelo Palmeiras de Telê Santana, enquanto os vascaínos superaram o Coritiba.
Para o duelo de ida da grande decisão, o Inter chegava desfalcado, sem dois de seus principais jogadores. Remanescentes dos títulos anteriores, Falcão e Valdomiro estavam lesionados e não puderam entrar em campo no Maracanã. Coube a Valdir Lima e Chico Spina substituírem os ídolos colorados. A missão poderia ser apenas voltar vivo do Rio de Janeiro, mas a equipe gaúcha foi além. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Mário Sérgio lançou Chico Spina, que limpou o marcador e bateu na saída do goleiro Leão. No início da etapa complementar, veio o segundo golpe. Puxando contra-ataque desde o campo de defesa, o atacante ainda tabelou com Bira para decretar a vitória por 2 a 0. Uma noite de gala.
— Futebolisticamente falando, foi o dia mais feliz da minha vida. Só tive noção disso quando eu cheguei em Porto Alegre. Saí no saguão do (aeroporto) Salgado Filho, e a torcida me recebeu em peso, me pegaram no colo e me atiravam para cima. E era só o primeiro jogo — analisou o próprio Chico Spina em entrevista à GaúchaZH no ano passado.
Os torcedores tinham razão. Não havia chances do Inter perder o título. Três dias depois, com o Beira-Rio lotado, o Colorado venceu novamente – desta vez por 2 a 1 – e confirmou o tricampeonato invicto.
Ficha técnica:
Vasco 0x2 Inter
Jogo de ida da final do Brasileirão 1979
Data: 20/12/1979
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Vasco: Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho e Paulo César; Zé Mário, Dudu (Paulinho) e Guina (Zandonaide); Catinha, Roberto Dinamite e Wilsinho. Técnico: Otto Glória.
Inter: Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Valdir Lima (Toninho Oliveira), Batista e Jair; Chico Spina (Adílson Miranda), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.
Gols: Chico Spina, aos 28 minutos do primeiro tempo e aos 10 do segundo tempo.