A década de 1990 foi dura para o Inter. Além de ver o Grêmio empilhar títulos, os torcedores tiveram de aguentar as "flautas" tricolores. Uma das mais criativas ocorreu em 1996, quando um avião sobrevoou o Estádio Olímpico puxando uma faixa com os dizeres "Eles estão fora", para comemorar uma eliminação do rival. Mas, o troco veio uma década depois. Em 2008, um avião contratado por colorados passeou sobre o céu de Porto Alegre durante a última rodada do Brasileirão, enquanto o Grêmio perdia o título para o São Paulo: "Inter, o único campeão de tudo", dizia a faixa.
No dia 4 de dezembro, o Beira-Rio havia explodido em festa quando Nilmar empurrou a bola para o fundo das redes do Estudiantes. A Copa Sul-Americana representava um troféu até então inédito para o futebol brasileiro e, por isso, o Inter se autodenominou "Campeão de Tudo". Mas para as comemorações alcançarem seu apogeu, o Grêmio não poderia ser campeão nacional três dias depois.
Depois de liderar boa parte do campeonato, o time comandado por Celso Roth havia perdido o posto para o São Paulo, de Muricy Ramalho. Assim, as equipes chegaram a 38ª rodada separadas por apenas três pontos. O Tricolor gaúcho fez a sua parte e venceu, em casa, o Atlético-MG por 2 a 0 — gols de Tcheco e Soares. Os paulistas, porém, também superaram seu adversário (o Goiás) e, com gol de Hugo, confirmara o título brasileiro. O cenário estava pronto para a festa colorada.
Sobre o mesmo Estádio Olímpico, que em 1996 havia sobrevoado o avião gremista, uma aeronave contratada por colorados desfilou com uma nova faixa, exaltando o feito do Inter. A "flauta" estava devolvida.