A montagem do elenco do Inter que conquistou o bicampeonato da Libertadores, em 2010, teve Wilson Matias como uma das contratações no começo da temporada. A chegada do volante, então pouco conhecido do público, gerou grande expectativa após ele ter sido definido pelo então vice de futebol Fernando Carvalho como um reforço espetacular. A história todos conhecem, o atleta acabou não se firmando e foi embora sem deixar saudade na torcida.
Wilson Matias foi uma aposta de Fernando Carvalho, que o acompanhava desde os tempos de Ituano, em 2005. Do clube paulista, o jogador foi para o Morelia, onde virou um dos principais volantes do futebol mexicano. O bom cartaz no México fez com que a negociação com Inter demorasse dois meses até ser concretizada.
— Eu disse em uma entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, que o Inter estava fazendo uma contratação espetacular. Não disse que era um jogador espetacular, até porque era um volante de marcação. Mas a contratação era espetacular pela forma como tínhamos conseguido fechar a negociação disputando com outros clubes. Só que o Matias acabou ficando marcado como o jogador espetacular e isso virou o rótulo — relembra Fernando Carvalho.
A contratação de Wilson Matias foi uma reposição antecipada a Sandro, negociado com o Tottenham no começo de 2010, mas que seguiu até o final da Libertadores. O “reforço espetacular” virou titular do time de Celso Roth apenas após a conquista do bi da América. A derrota para o Mazembe no Mundial de Clubes e a chegada do argentino Mario Bolatti no começo de 2011 contribuíram para Wilson Matias perder espaço no Beira-Rio.
— Eu reconheço que a maneira como me expressei não foi a melhor. O Wilson Matias não era espetacular, mas era um bom jogador. Como ele não se firmou aqui, essa história acabou ficando marcada — reconheceu Carvalho.
Wilson Matias seguiu no Inter até 2012, quando foi emprestado para a Portuguesa. A passagem pelo time paulista durou pouco. Em junho daquele ano, o Colorado acertou a venda dele para o Toluca por 1 milhão de dólares. Matias ainda defendeu Veracruz, Querétaro, Jaguares e Dorados no México antes de retornar ao Brasil para encerrar a carreira no Oeste, em 2017.