O impasse na relação entre Adidas e Flamengo dificilmente terá impacto direto no Inter, apesar de os dois clubes terem o mesmo fornecedor de material esportivo. Ocorre que o Colorado tem um modelo diferente de parceria com a multinacional alemã. Enquanto os cariocas recebem uma cota fixa de patrocínio, os gaúchos ganham um percentual de royalties das vendas de produtos oficiais.
Recentemente, a Adidas atrasou um repasse de cerca de R$ 8 milhões ao Flamengo, referente a uma parcela que deveria ter sido paga no início de abril. A empresa acena ainda com a possibilidade de renegociar o contrato com os clube do Rio de Janeiro, devido à crise financeira gerada pela pandemia de coronavírus. Por contrato, a multinacional deveria pagar aos cariocas cerca de R$ 17,5 milhões no total em 2020.
Já o Inter tem a receber 27% dos royalties relativos à venda de produtos oficiais do clube. Antes da paralisação no futebol, a direção estava satisfeita com o novo modelo de contrato. Afinal, entre janeiro e março deste ano, o clube arrecadou cerca R$ 4 milhões com as vendas. A previsão para 2020 era de uma receita de R$ 10 milhões. O acordo anterior com a Nike, por exemplo, previa uma receita de pouco mais de R$ 8 milhões.
O problema é que, com as lojas fechadas por conta da pandemia, as vendas inevitavelmente irão diminuir. Mesmo com a possibilidade de comercializacão de camisetas pela internet, será difícil atingir a receita prevista.
— Deveremos, sim, sofrer um impacto, com vendas menores. Não sabemos ainda de quanto será esse impacto. Vai depender dos incentivos do governo para a economia ser retomada mais rapidamente e também do tempo que teremos ainda de isolamento social. Esperamos uma redução (na receita com royalties), mas ainda não sabemos dimensionar quanto — explica o diretor-executivo de finanças do Inter, Giovane Zanardo.
Como não paga cota fixa ao Inter, a Adidas dificilmente tentará renegociar o contato com o clube, diferentemente do que ocorre com o Flamengo, clube que, por sua visibilidade maior, consegue firmar contratos de patrocínio com valores maiores em relação aos demais clubes brasileiros.